Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão (Mt 6,19-23)

Queridos irmãos e irmãs estamos no mundo, mas não precisamos ficar ansiosos e correndo pelas coisas materiais que geram insatisfação, frustração e aniquilamento como pessoa. São Paulo em sua carta a Timóteo já nos alertou que nós precisamos de alimento e vestimenta, sem eles, com certeza ou morremos de fome ou ficamos sem proteção devido as intempéries do tempo. O resto se não tivermos, não será a nossa destruição ou morte. Jesus nos exorta, buscai as coisas do alto e do Reino que outras virão por acréscimo. Quando nós damos devido valor as coisas, tudo corre bem para os que amam Deus. Se formos simples e viver de acordo com a vontade de Deus, alimento de cada dia chega a nossa mesa e agradecemos a Ele que permite que a Terra produza na força do trabalho dos humildes. Assim, seguindo o que Jesus nos fala no seu evangelho com certeza, a nossa vida se ilumina e ainda seremos testemunha e luz para os outros. Segue esse comentário que é oportuno para nós que somos cristãos e pertecemos a Igreja de Cristo.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Concílio Vaticano II - Mensagem aos governantes
«Não acumuleis tesouros na terra»
Neste momento solene, nós, os Padres do XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, ao dispersarmo-nos depois de quatro anos de oração e de trabalhos, na plena consciência da nossa missão para com a humanidade, dirigimo-nos com respeito e confiança àqueles que têm em suas mãos o destino dos homens na terra, a todos os depositários do poder temporal.Nós proclamamos altamente: prestamos honra à vossa autoridade e à vossa soberania; respeitamos a vossa função; reconhecemos as vossas leis justas; estimamos aqueles que as fazem e aqueles que as aplicam. Mas temos uma palavra sagrada a dizer-vos, e é esta: só Deus é grande. Só Deus é o princípio e o fim. Só Deus é a fonte da vossa autoridade e o fundamento das vossas leis(recebido por e-mail arautos@arautosdoevangelho.com.br).

É a vós que pertence ser na terra os promotores da ordem e da paz entre os homens. Mas não esqueçais: é Deus, o Deus vivo e verdadeiro, que é o Pai dos homens. E é Cristo, o Seu Filho eterno, Quem nos veio dizer e ensinar que somos todos irmãos. É Ele o grande artífice da ordem e da paz na terra, porque é Ele Quem dirige a história humana e o Único que pode levar os corações a renunciar às más paixões que geram a guerra e a infelicidade. É Ele Quem abençoa o pão da humanidade, Quem santifica o seu trabalho e o seu sofrimento, Quem lhe dá alegrias que vós não podeis dar, Quem a reconforta nas dores que vós não podeis consolar. Na vossa cidade terrestre e temporal, Ele constrói misteriosamente a Sua cidade espiritual e eterna, a Sua Igreja (recebido por e-mail arautos@arautosdoevangelho.com.br).

Assim, mais uma vez vemos que a Igreja, no seu Magistério nos orienta para caminhos seguros que produz em nós o bem. Não podemos ficar surdos e nem cegos aos apelos da caridade e da partilha de dons. Não podemos pensar em acúmulos de bens e fartar-se, gerando desperdício, consumismo e materialismo que leva ao fechamento do nosso coração para as necessidades de outros irmãos mais carentes e sem força de luta. A injustiça gera exclusão e a indiferença gera menosprezo e desrespeito a dignidade humana. Deus é Pai e nos chama para uma comunhão universal que leva vida em abundancia para todos.

Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha 17-06-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.