Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

O cristão tem uma missão que foi dada e recebida no dia do batismo que é de ser anunciador do evangelho a todos com amor, prudência e mansidão. O pregador deve cultivar o espírito de oração e simplicidade para que a palavra de Deus penetre no ser inteiro. A oração é o canal mais eficaz para que essa missão tenha êxito. O estudo ajuda, mas não é suficiente pois ele pode tornar estéril a espiritualidade se não tiver associado a oração e uma intimidade com Deus. Antes de falarmos de Deus aos outros precisamos falar com Deus primeiro através de oração sincera.

Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por São Boaventura (1221-1274)
Franciscano, doutor da Igreja - Vida de São Francisco, Legenda Major, cap. 11«Sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas»
Pela sua aplicação constante à oração e pela prática das virtudes, o homem de Deus Francisco chegou a uma tal limpidez de alma que, sem ter adquirido o conhecimento dos santos Livros através do estudo, era, no entanto, esclarecido pelos raios da Luz eterna e penetrava, com uma acuidade espantosa, no mais profundo das Escrituras. O seu espírito, purificado de toda a mancha, conseguia aceder aos mistérios escondidos e o seu amor impetuoso abria as portas diante das quais escorrega a ciência dos mestres. [...]

Uns irmãos pediram-lhe um dia, para aqueles que tinham estudado, a permissão de se entregarem ao estudo da Sagrada Escritura. Respondeu: «Permito-o na condição de eles não se esquecerem de se aplicar também na oração, como Cristo, que orou, segundo lemos, mais do que estudou (Lc 11,1; 2,46); e na condição de não estudarem unicamente para saberem como devemos falar mas, principalmente, para porem em prática o que tiverem aprendido e, depois de o terem posto em prática, para ensinarem aos outros o que devem fazer. Quero, acrescentou, que os meus irmãos sejam discípulos do Evangelho e que os seus progressos no conhecimento da verdade acompanhem os seus avanços na pureza e na simplicidade, de forma a não separarem aquilo que o Mestre uniu com uma palavra da Sua bendita boca: 'a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes'»

( recebido por email arautosdoevangelho@arautosdoevangelho.com.br ).

Assim, cada pessoa cristã cumpre bem a sua missão sem ser orgulhoso na tarefa de evangelizar. Não podemos esquecer jamais que a obra é Deus e nós somos seus colaboradores. Deus quer agir através da nossa pessoa. Há muito trabalho a fazer e não podemos nos acomodar em nosso lugar sem abrir para a força do Espírito Santo. È Ele que vai dar coragem aos missionários para não desanimar diante das dificuldades, das decepções, das contradições e das perseguições.
O Espírito Santo nos acompanhará em todas as nossas obras e assim vamos constatar o amor de Deus derramando copiosamente sobre todos e que a vida floreça em abundância. Amem!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 08-07-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.