Queridos irmãos e irmãs no amor Deus e no afeto carinhoso de nossa Mãe do Céu, Maria.

A Liturgia desse domingo nos faz pensar e valorizar a importância da Palavra de Deus no meio do seu povo eleito.. Para isso é preciso encontrar um solo fértil que possa ser semeada e crescer no dinamismo do reino de Deus entre nós. A palavra de Deus acolhida no coração do homem e da mulher produz muitos frutos bons devida em abundancia.
No livro do Profeta Isaias nos, ele faz uma bela comparação da Palavra de Deus com a CHUVA. "Não voltará, sem ter cumprido a sua missão". Nós sabemos que a chuva é necessária para molhar o solo e revigorar as sementes e as planta para que elas cresçam e nasçam e desse modo elas podem cumprir a sua função. O contexto bíblico vemos o Povo de Deus no exílio, já cansado e desiludido de voltar novamente para a casa. Nesta hora o profeta o exorta, dizendo que Deus é fiel as suas promessas e nunca abandona o seu povo, mesmo que ele seja infiel as suas ordens. Assim, nos momentos obscuros e sem saídas de nossa vida onde tudo parece que não pode mudar ou ter solução, aqui devemos lembrar e clamar ao Deus fiel que nos ajudará a vencê-las (cf. Is 55,10-11)
O apostolo Paulo nos ensina que o tempo da semeadura sempre é difícil, sofre-se com a dor e a espera, mas não se trata de um grito de morte, e sim do início de uma nova vida que vem chegando. Assim, devemos ser fortes na tribulação, firmes na paciência e vigilante na espera, pois cada dia Deus prepara para nós um banquete da vida e dá condições para sermos vencedores. Mas, para isso precisamos ser coerentes na fé e ser ousado na missão de anunciar a Palavra de Deus juntamente com a caridade para com todos. (cf. Rm 8,18-23)
No Evangelho de Mateus, temos a Parábola da SEMENTE e do SEMEADOR, vemos que o fruto da Palavra de Deus depende da qualidade da terra. (cf. Mt 13,1-23) Aqui temos o inicio do 3º Discurso de Cristo, composto de sete Parábolas do Reino, que escutaremos nos próximos 3 domingos. Percebemos que a Palavra de Deus é comparado a semente que vai ser semeada. Não é em qualquer lugar que deva ser anunciado, pois o solo, isto é, o coração da pessoa deve estar preparado para que haja eficiência na pregação do missionário da Palavra de Deus. Não devemos desanimar com as correntes contrarias do nosso mundo que quer tirar Deus da nossa vida, como se nada dependesse Dele. Jesus ao falar dessa parábola, pois Ele encontrou dificuldade da sua missão de falar do Reino, uns nem ligava, outros a aceitava e logo desistiam, outros por causa de problemas, era sufocado na escuta e não produzia o efeito desejado, mas aquele que eram dóceis ao Espírito Santo acolhia a Palavra de Jesus e a sua vida transformava e produzia frutos de bem, paz, partilha, amor e perdão.
Assim, queridos irmãos e imãs, mesmo que haja por parte de alguns o fechamento a Palavra, mas sempre haverá pessoas dispostas acolhê-La e vivenciá-La na vida para que o Reino de Deus surja vigoroso no meio de nós. Cada cristão é chamado a cultivar dentro de si um coração fértil para que a Palavra de Deus não fica vazia e sem sentido na nossa vida. Somos missionários da Palavra por vocação e graça de Deus. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 10-07-2011
"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.