Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,3-12

Naquele tempo: 3Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' 4Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? 5E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' 7Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' 8Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' 10Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' 11Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.'

Querido irmãos, no plano de amor Deus nos criou e fez nos participar da sua gloria no jardim do Edem. O pecado deixou longe de Deus, mas Ele na sua infinita bondade vem nos salvar num plano de amor. Através da historia da salvação, Deus nos ensinou o caminho de volta através dos profetas. Por fim Ele enviou o seu Filho, não para nos condenar mas nos salvar do poder do pecado e nos deixando livre para aderir totalmente a Ele. Assim Ele nos envia graças e nos deixa a Igreja que administra sabiamente os sacramentos e nos ensina na Palavra de Deus como chegar no céu através de uma vivencia cristã coerente no mundo e a onde nós estivermos situados.

Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Beato João Paulo II Angelus, 6 de Fevereiro de 1994

Tal como tinha planeado desde o princípio, Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem. A Escritura diz: «Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher» (Gn 1,27). É assim importante que compreendamos, no livro do Génesis, esta grande verdade: a imagem de Si mesmo que Deus pôs no homem e na mulher passa também através da complementaridade dos sexos. O homem e a mulher, unidos em matrimonio, refletem a imagem de Deus e são, de algum modo, a revelação do Seu amor. Não só do amor que Deus nutre pelo ser humano, mas também da misteriosa comunhão que caracteriza a vida íntima das três Pessoas divinas.

Imagem de Deus pode considerar-se, também, a própria geração, que faz de cada família um santuário da vida. O apóstolo Paulo diz-nos que toda a paternidade e maternidade recebem o nome de Deus (Ef 3,15). É Ele a fonte última da vida. Por isso, pode-se afirmar que a genealogia de cada pessoa tem as suas raízes no eterno. Ao gerar um filho, os pais atuam como colaboradores de Deus. Missão verdadeiramente sublime! Não nos surpreendamos, consequentemente, de que Jesus tenha querido elevar o casamento à dignidade de sacramento, e de que São Paulo se lhe refira como um «grande mistério», pondo-o em relação com a união de Cristo com a Igreja (Ef 5,32).

Se cada pessoa soubesse a grandeza de ser chamado a ser família, construir uma lar onde Deus tem lugar e vez, o mundo se torna bom porque Deus é bom. Na medida em que somos autênticos na pratica cristã tudo se transforma para o bem de todos. Deus é amado nas suas criaturas e na pessoa humana. Tudo concorre para o bem de todos, assim a paz reina, o amor se faz presente na construção de um reino onde todos podem ter vida plena e com dignidade. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.