Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria e na intercessão de Santa Rita


A Igreja nos ensina que estamos nesse mundo com a finalidade primeira de conhecer, amar e servir a Deus e desta maneira se salva a alma. A liturgia que celebramos nos faz refletir sobre a salvação dada por Deus. Uma pergunta nós fazemos quem se salva nesse mundo? Nas leituras desta celebração podemos constatar que Deus quer salvar a todos sem excluir ninguém. Pois a salvação é dom gratuito de Deus e nós devemos abraçá-lo com gratidão a ela.
No livro do Profeta Isaias vemos que Deus não exclui ninguém da Salvação. Como podemos ver :Dia virá em que os "estrangeiros", residentes na Palestina, que honram a Deus e praticam seus mandamentos, serão acompanhados até o templo do Senhor. "A Casa do Senhor será uma casa de oração para todos os povos". (Is 56,6-7). Assim vemos que Deus quer que todos sintam acolhidos no seu amor que salva.

Os judeus que antes se achavam únicos destinatários da salvação, agora há uma grande novidade, isto é, Deus quer salvar a todos e esses são convidados por Ele a este grande presente. Então porque ficarmos longe de Deus e da comunidade? Nada pode nos afastar de Deus e dos irmãos. Assim devemos amar a todos mesmos os diferentes de nós. Devemos ser gratos a Deus sempre.

Na carta aos romanos, Paulo vê o anúncio aos gentios da salvação como uma extensão ao anúncio prioritário dela aos judeus. Embora Paulo constata com tristeza que Israel, embora sendo Povo amado e eleito de Deus na sua Aliança, recusou a Salvação que Jesus veio oferecer. Ignorou e se fechou, não deixando de acolhê-la. Mas a misericórdia de Deus é grandiosa e não exclui e nem deixa nenhum de seus filhos e fica sempre na expectativa de uma resposta do homem a sua proposta de salvação. Deus sempre propõe e cabe a nós responder acolhendo o dom da salvação trazida por Deus, a nós em Jesus Cristo. (Rm 11, 13-15.29-32)

No Evangelho de Mateus, Jesus exalta e admira a fé de uma mulher Cananéia, Que era considerada pagã pelos judeus. A fé não tem fronteiras. Jesus se mostra no dialogo que nos comove, pois ela quer a cura de sua filha e não tem medo de expor o problema em publico. Vemos que os apóstolos de Jesus queriam que Ele resolvesse o problema daquela imediatamente e que a mandasse embora.
Mas,Jesus mostra claramente a sua missão com firmeza dizendo: "Fui enviado só para as ovelhas perdidas de Israel..." Mas ela insiste nesse diálogo que parece IMPOSSÍVEL... "Senhor, vem em meu socorro..." E Cristo lhe dirige uma afirmação dura: "Não é bom tomar o pão da mesa dos filhos e lançá-los aos cães..." E ela não se ofende, pelo contrário, com HUMILDADE prossegue: "Sim, Senhor, mas também os cães comem as migalhas (Mt 15, 21-28) que caem da mesa de seus donos..."

Ai notamos que Jesus mostra que não podemos ser exclusivista dos bens de Deus e deixar outros de fora. Todos são chamados a salvação. Aqui podemos destacar que a salvação é universal, Cristo é doador dela pata todos e a Igreja de Cristo é o lugar ideal de experimentar a salvação: "graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a Salvação eterna, todos os que, sem culpa, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus, e, sob a influência da graça, se esforçam por cumprir a vontade dele, conhecida por meio da consciência". (CCIC 171)

Hoje celebramos o dia dos pais e que eles possam sentir a presença de Deus que os anima na construção de uma família onde Deus tem lugar e neste ambiente possam viver os dons da salvação de Cristo. Amém


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.