Cada um de nós é chamado a vida por Deus e ainda ser o espelho Dele no amor, pois Deus é amor. Se cada vez convertemos e aderirmos plenamente a Jesus Cristo, com certeza seremos uma imagem e semelhança desse Deus que se fez homem e habitou entre nós para nos salvar. Cada pessoa deve se aprimorar como individuo no bem e promover a paz e a justiça entre todos. A onde pode exercitar a caridade e a vivencia cristã? O lugar ideal para testemunhar Jesus, na nossa atitude de convertidos a Deus, é a Igreja juntamente com todos os nossos irmãos e irmãs de caminhada.


''Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições''O Papa Bento XVI enviou ao Prepósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos, padre Franco Moscone, uma mensagem por ocasião do Jubileu dos 500 anos da libertação do cárcere do fundador da Ordem, São Jerônimo Emiliano."O exemplo luminoso de São Jerônimo Emiliano, definido pelo Beato João Paulo II 'leigo animador de leigos', ajude a levarmos no coração toda a pobreza da nossa juventude, moral, física, existencial e, antes de tudo, a pobreza de amor, raiz de todo sério problema humano", disse.


Devido a acontecimentos familiares, São Jerônimo havia se tornado tutor de todos os seus netos órfãos. Foi assim que amadureceu a ideia de que a juventude, sobretudo aquela desfavorecida, não pode nunca ser deixada sozinha. "Para crescer sadia, é preciso um requisito essencial: o amor", escreve o Papa. O carisma dos Somascos – a atenção à juventude e à sua educação humana e cristã – continua a ser compromisso da Igreja em todo o tempo e lugar. "É necessário que o crescimento das novas gerações seja alimentado não somente por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que vence o individualismo e o egoísmo e torna os homens atentos às necessidades de cada irmão e irmã", indica Bento XVI.


Por fim, o Pontífice recorda que a Igreja do século XVI estava dividida pelo cisma protestante e á procura de uma séria reforma também no seu interior, capaz de oferecer novamente a santidade. "O testemunho dos santos diz que é preciso confiar somente em Deus: as provações, de fato, tanto em nível pessoal quanto institucional, servem para aumentar a fé. Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições". As celebrações do Ano Jubilar serão abertas em Veneza, em 25 de setembro, com a Missa na Basílica de São Marcos. Ao longo de um ano, haverá congressos históricos dedicados à figura e á espiritualidade do santo. O encerramento oficial do Ano acontece em Somasca, em 30 de setembro de 2012 ( www.cancaonova.com ).


Assim, a Igreja é ornada pelos santos que são testemunhas que Cristo é tudo em todos. Quando estamos em comunhão com Deus a nossa vida toma o rumo para o Bem em voista da eternidade feliz. Mas a cruz deve ser abraçada para podermos ser dignos ministros de Deus da vida. O cristão não pode se misturar com as coisas passageiras, mas buscar sempre as coisas do alto. É na verdade de Deus que se encontra a verdadeira liberdade e felicidade.. A Igreja é mestra e mãe, ela nos guia e nos cuida para não perdemos a caminho que leva para o ce. No mundo somos peregrinos e construímos uma sociedade justa e fraterna com os alicerces em Cristo que é único que pode nos salvar e nos redimir de toda culpa. Jesus nos livra do mal e nos faz participante da sua graça redentora. O mundo se transforma na medida em que deixamos que Jesus reine em tudo que fazemos ou a onde nós situarmos, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 06-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.