Caríssimos irmãos e caríssimas irmãs, não é sem grande dor que percebo as dificuldades de encontrar e de sermos verdadeiros cristãos e cristãs no momento atual que o mundo passa. Baseado em observações e sem esquecer da Palavra De Deus, do Sagrado Magistério e da Tradição, enumero aqui alguns empecilhos a vivência da vida cristã.
São Francisco viveu o real seguimento a Cristo
Vemos com muita frequência, pessoas dizerem que são católicas, vão a Missa, mas que também vão ao centro espírita, ao terreiro de macumba, ouvem o horóscopo, fazem simpatias, frequentam entidades "cristãs" que pregam a Teologia da Prosperidade e assim por diante.  Vejamos:
* Ser católico e ser espírita é possível? - Muitos "teólogos" defendem que o espiritismo é cristão, alegando que o mesmo aceita Cristo, prega a prática da caridade e mais outras coisas. Entretanto, seguir a Cristo é seguir radicalmente o Evangelho. Impossível não termos nenhum pecado, mas o pecado que está em mim deve ser banido, devo tentar com todas as forças, por amor a Deus, mortificá-lo. A Bíblia diz que não devemos mexer com os mortos (necromancia), pior ainda evocá-los. Eu costumo dizer que entre os desvios de doutrina, o mais fácil de combater com a Bíblia é o espiritismo, entretanto na prática, é o mais popular entre estes "cristãos", tornando-se um grande mal que ataca silenciosamente como um câncer.
- O espiritismo prega baseado no "Evangelho de Alan Kardec". Negam as verdades cristãs. Pregam a multiplicidade da vida terrena, entretanto, São Paulo, iluminado pelo Espírito Santo (não o Alan Kardec), nos ensina que só se morre uma única vez e depois vem a ressurreição.
- O espiritismo prega que alcançamos a redenção através de múltiplas reencarnações. Não tem sentido, esvazia todo o sentido da vida cristã, pois nega que Cristo seja o Redentor. Não nos salvamos por nossos méritos, mas sim pela Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem Ele, não há salvação;
-  Para não entrar em outras questões, vou falar da mais grave: negar o Espírito Santo de Deus, fazer aquilo que Deus abomina, cometer o pecado sem perdão. Procure ler mais, informe-se e veja que não tem nada de cristão no espiritismo. Deus disse:

"Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles" (Lev 19,31).

Por estas e outras, é impossível ao católico ser espírita também.
* Sobre o horóscopo - a Bíblia também condena qualquer meios de querer conhecer o futuro, seja qual ele for, como vimos acima. Portanto, ao católico não deve corresponder tais práticas. Ao perguntarem qual o seu signo, você deve ter a convicção de dizer: "o meu signo é 'Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Este é o verdadeiro signo (sinal) do Cristão."
* Sobre a Teologia da Prosperidade, é mais infundado ainda dizer que Deus só está de bem com quem tem bens materiais. É só observar as palavras de Jesus no início do seu Ministério: citando Isaías 61, 1-2, "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu com a unção e me mandou para ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES...", ou seja, Jesus tem urgência em anunciar o Reino aos que mais sofrem e enfatiza, em outra passagem, na parábola do Jovem Rico que, quem não for capaz de se desapegar dos bens materiais, não será herdeiro do Reino De Deus.
* Sobrepor seus projetos pessoais ao Projeto de Deus - Quando colocamos nossos desejos pessoais acima do Projeto de Deus para a humanidade estamos ferindo um grave princípio cristão. Como posso pedir a Deus que faça a sua vontade (na oração do Pai Nosso) se quero que acima de tudo, seja feita a minha vontade? 
* Desrespeito com a Eucaristia - São Paulo nos ensina que, se tomarmos o Corpo e Sangue do Senhor em pecado mortal, este ato não só não servirá para a nossa salvação, como acrescentará um pecado maior ainda aos nossos: servirá para a condenação. Infelizmente, a Eucaristia não tem sido levada a sério pela imensa maioria. Não podemos comungar o Corpo e Sangue de Cristo sem fazer uma opção radical pela vivência do Santo Evangelho.
* Falar mal dos Ministros da Igreja - Engrossar a fila dos que condenam, como se tivessem sido constituídos juízes, os sacerdotes e as ordens religiosas. Sobretudo quando, além de falar mal, expor e ridicularizar os objetos de culto sagrado, cometendo o crime civil de vilipêndio religioso e cristão, de desrespeito a hierarquia que o próprio Cristo estabeleceu;
* Desrespeitar os Sacramentos, sobretudo difamar e deturpar o sentido do Matrimônio - Esvaziar o sentido do Matrimônio, dizer que é criação humana, quando foi o próprio Deus que instituiu.
* Deturpar os valores cristãos como a vida, a castidade, a família - Entrar nesta de que tudo é tabu e de que o mundo hoje é outro. Precisamos compreender que o mundo mudou, as pessoas mudaram, os valores humanos mudaram, mas a Palavra de Deus é imutável: a Palavra é tão radical que Jesus disse que, passarão os céus e a terra, mas da Palavra de Deus não cairá uma só vírgula! Portanto, mesmo que o mundo tenha esquecido os valores, para Deus eles continuam valendo. E Ele não nos julgará pelos valores do mundo, mas sim  pelos que Ele nos ensinou a viver.
* Outro fator que, creio eu, atrapalha e muito a vivência cristã é acreditar em superstições. Não poder ver um gato preto, não passar debaixo de escada, bater na madeira, carregar ferradura, pé de coelho... Irmãos, Cristo nos quer livres e não presos. Superstição também é um grande mal a ser combatido e evitado por nós! 
Estamos vivendo um tempo profetizado por Jesus, um tempo em que os homens são materialistas, dados ao prazer, a tudo que proporciona bem-estar físico, cumulativo, consumista, em que os valores do Evangelho foram esquecidos... Jesus profetizou que na consumação dos tempos, tudo seria como nos dias de Noé: uns bebiam e comiam, davam-se em casamento, zombavam de Noé... Hoje, o mundo ensinou que o importante é ter prazer, não importa como e às custas de quem, viver o "amor livre", zombar da Igreja e dos ministros de Cristo... E quando Jesus voltar, se não tivermos nos preparado para sermos contados entre os Dele?
Portanto irmãos e irmãs, meu desejo é que, ao ler isto, você possa se conscientizar de que algumas práticas não condizem com o cristão, que Jesus abomina a nossa indecisão em segui-lo radicalmente e que você e eu, possamos nos libertar das amarras do pecado, dos vícios, do nosso egoísmo, que sejamos cristãos radicais no seguimento a Jesus, que não caiamos nesta de que o mundo é hoje, sem valores e sem moral... Que possamos aperfeiçoar a cada dia nosso amor a Cristo, amando o irmão necessitado, doando-nos por ele e que possamos ser verdadeiros Sacrários vivos, onde habite o Deus Verdadeiro. E lembre-se: espiritismo, umbanda, candomblé, magia, simpatias, egoísmo, materialismo não é para cristão verdadeiro! 
Que juntos sigamos a Cristo e como diz Monsenhor Jonas Abib, "Que a Santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá!" Maranathá, Vem Senhor Jesus!

Por Francisco Marcos Araújo (Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú) - Sobral/CE.
Siga-me no twitter: @Marquinhos_25

Postar um comentário

História de Amor à Educação disse... 9 de agosto de 2011 às 01:48

Caríssimos, meu objetivo não é difamar ninguém! É só mostrar que algumas atitudes não podem fazer parte da nossa vivência como cristão! Que Jesus os abençoe!

Tecnologia do Blogger.