O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus (Fonte: http://www.pregaapalavra.com.br/hermeutica.htm).
Apesar do que muitos acham, a Igreja se vale da ciência para estudar a história e os acontecimentos bíblicos. Entre as ciências que auxiliam a Igreja estão a Arqueologia, Arquivologia, a Exegese e a Hermenêutica. As mais conhecidas e utilizadas são a Exegese e a Hermenêutica. 
Exegese - É a interpretação profunda de um texto bíblico, situando os acontecimentos no tempo em que ocorreram.
Hermenêutica - Trata da compreensão e da interpretação da Bíblia, procurando atualizá-la com o presente.
Vamos fazer juntos uma interpretação com base na Hermenêutica. 
1º Passo: Antes de qualquer coisa, peça a Deus que envie seu Santo Espírito para não cairmos na tentação de fazermos uma interpretação pessoal, pois como diz São Pedro em sua segunda carta, toda interpretação particular da Bíblia é falsa!
2º Passo: Escolha a passagem. Vamos pegar Lucas, cap. 24, vers. 13 a 35. É a passagem dos "Discípulos de Emaús":
3º Passo: Leia o texto, releia-o quantas vezes for necessário, pedindo a iluminação do Espírito Santo, para saber compreender o que Deus nos revela.
4º Passo: Após algumas leituras, vamos tentar identificar traços da passagem com a nossa comunidade hoje.
- Jesus está presente na comunidade, embora não consigamos identificar sua presença;
- Jesus escuta o que a comunidade tem a dizer;
- A descrença dos discípulos é como a nossa que, muitas vezes, por não identificarmos o Cristo Ressuscitado na comunidade, perdemos ou diminuimos a nossa fé;
- Após ouvir os anseios, as angústias, o próprio Jesus chama a atenção pela falta de fé e nos convida a contemplar ao longo das Sagradas Escrituras, as passagens que falam da sua vinda, da sua morte, da sua ressurreição ao terceiro dia;
- Jesus parte o pão para os discípulos, que o reconhecem neste ato. A comunidade hoje também precisa reconhecer a Cristo no partir do pão;
- Os discípulos reconhecem que o coração ardia, enquanto Jesus lhes falava: é o que acontece quando escutamos a Palavra de Deus, nos animamos a segui-la, mas a falta de fé e comprometimento nos leva ao desânimo;
- Os discípulos, ao reconhecerem Jesus, voltam para anunciar a Boa Nova, aos irmãos que ficaram em Jerusalém. Voltar para Jerusalém significa enfrentar o medo, voltar para o lugar que condenou Jesus e que com certeza os condenaria também;
- A fé no Ressuscitado deve nortear as nossas ações.
5º passo: Procurar melhorar as atitudes, iluminando com o Evangelho. Encontrar na passagem pistas para mudança de vida, a fim de encontrar Jesus e o segui-lo plenamente.
Procurar entender a Palavra de Deus é muito importante para o cristão. Entretanto, não podemos esquecer que não devemos interpretar a Bíblia por nós mesmos. Algumas passagens precisam de conhecimento profundo e arraigado da Palavra para serem entendidas. Um exemplo: quando os fariseus pedem a Jesus um sinal, Ele responde que nenhum outro sinal será dado, a não ser o do Profeta Jonas. E diz por que: assim como Jonas passou três dias no ventre de um peixe, assim também o Filho do Homem passará três dias no seio da terra. E então, ressuscitará. (Palavras de Jesus). Então, se não conhecermos a trajetória de Jonas, dificilmente entenderemos esta passagem.
Na Igreja Católica, a interpretação das Sagradas Escrituras fica a cargo do Magistério Eclesial, composto pelo Papa e pelos Cardeais. Isto garante uma interpretação universal, fazendo com que a Igreja seja Una, que pregue em todos os lugares a mesma interpretação. A falta de um Magistério e a interpretação particular das Sagradas Escrituras fizeram com que hoje hajam tantos grupos dizendo-se igrejas cristãs.
Portanto, ao fazer a interpretação hermenêutica, procurar conhecer também o que diz o Magistério da Igreja.
Uma santa e abençoada leitura bíblica a todos!

Marcos Araújo (@Marquinhos_25)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.