Estamos no fim do mês de outubro e em um mês estaremos terminando o Ano litúrgico A para iniciar o ano B. Para quem não entendeu ainda esta divisão, façamos uma breve retomada: a Igreja dividiu os períodos litúrgicos em "Anos" A, B e C, nos quais se refletem os Evangelhos Sinóticos na mesma ordem: Mateus (A), Marcos (B) e Lucas (C). Então, este ano é A, 2012 é B e 2013 é C e assim, sucessivamente.
Façamos então um breve resumo sobre o Evangelho de São Mateus, este que estudamos ao longo deste ano.
Em Mateus, Jesus é apresentado como o "Emanuel", o Deus conosco (Mt 1, 23). Esta realidade é vista desde o primeiro até o último capítulo, visto que na despedida, pouco antes de ascender aos céus, Jesus faz a promessa de permanecer conosco até o fim dos tempos (Mt 28, 20). Mateus vê a comunidade como espaço de manifestação do Mestre Jesus, onde Ele age. 
A genealogia de Jesus no primeiro capítulo tem o objetivo de mostrar que Jesus é o Messias, aquele do qual falaram as Escrituras e os profetas. Ela é uma prova de que Jesus descende de Davi, conforme Deus pai prometera ainda no tempo do profetismo. Observe uma questão curiosa: nas genealogias não costumavam aparecer o nome das mulheres, pois como se sabe, segundo os costumes da época, as mulheres não eram bem-vistas na sociedade. Entretanto, ao nome de Maria é dado ênfase, no v. 16: "José, o esposo de Maria..."
O Plano de Deus para a humanidade é bem maior do que se pensava: os judeus aguardavam um "Messias" que os libertasse do Império romano, de quem eram escravos. Entretanto, o plano divino é bem maior: resgatar o homem do pecado, dando-lhe a oportunidade da salvação. Este projeto se concretiza em Jesus que vem a terra com a missão de salvar a humanidade das garras do pecado. Entretanto, os homens não o acolhem, pois não entendem os Planos de Deus e, decepcionados, o entregam à morte.
O livro de Mateus apresenta uma linguagem clara. Em números de capítulos é o maior Evangelho, somando 28 ao todo. Composto de 7 partes. Veja esquema abaixo:

PARTES
COMPOSIÇÃO
CAPÍTULOS
Prólogo
Genealogia e Nascimento de Jesus
1-2
1° Livrinho
1.        Jesus apresenta a Justiça do Reino de Deus.
N. Jesus inicia a sua missão, é batizado por João. Depois, inicia sua missão indo atrás dos discípulos na margem do mar, um local tido como “negativo” pelos judeus. É aí que Jesus “pescará” os primeiros discípulos, convidando-os a serem “pescadores de homens”.

D. “Sermão da Montanha” – Bem-aventuranças evangélicas, como o verdadeiro cristão deve agir. Nesta parte, Jesus deixa claro que veio “cumprir a Lei e os Profetas” e não anulá-los (Mt 5, 17ss).

3-7

3-4






5-7
2º Livrinho
2.        Jesus apresenta a dinâmica do Reino de Deus.
N. Jesus realiza curas, quebra paradigmas estabelecidos pela sociedade da época, que serviam apenas para escravizar o homem: aproxima-se dos pecadores, publicanos, prostitutas, das mulheres, dos “pagãos”, demonstra misericórdia para com as pessoas... Esta é sua forma de demonstrar que o Reino de Deus já está presente ali.

D. Jesus envia os apóstolos à Missão, fala das dificuldades, da necessidade de não ter medo, de ser perseverante...
8-10

8-9







10
3º Livrinho
3.        Jesus apresenta o mistério do Reino de Deus.
N. A oposição a Jesus e ao projeto de salvação do Pai começam a aparecer: Jesus é posto a prova por diversas vezes e chamado a se pronunciar sobre a Lei, mas Ele faz questão de deixar claro que a vida e a dignidade humana estão acima da Lei.

D. Jesus conta parábolas, comparando o Reino de Deus a coisas do cotidiano, a fim de que as pessoas possam compreender como acontece entre nós a sua manifestação.

11-13, 52

11-12





13,1 – 13, 52
4º Livrinho
4.        Jesus apresenta a Igreja como semente do Reino de Deus.
N. Jesus é rejeitado por causa de sua origem. João Batista é morto por causa da pregação da verdade. Jesus multiplica os pães e peixes, ensinando a comunidade a viver a partilha e a não desperdiçar. Os fariseus o interrogam a cerca das tradições. Jesus, porém, enfatiza que só o que pode deixar o homem impuro é aquilo que vem do coração, não as coisas externas. Acontece a transfiguração de Jesus, como prova de que Nele se cumprem a Lei e os Profetas (aparecimento de Moisés e Elias.)

D. Jesus esclarece que algumas questões relativas a vida da Igreja, como por exemplo, que ninguém é maior ou melhor que o seu irmão.  Chama a atenção para a necessidade de perdoar sempre e da vivência do amor.
13, 53-18

13, 53 – 17










18
5º Livrinho
5.        Parte escatológica – Jesus fala do final dos tempos e da vinda definitiva do Reino de Deus.
N. O ponto principal está no fato de que o Reino é universal, não só mais para os judeus. Este Reino é partilha, doação, é pertencente aos pobres, é dom gratuito de Deus. Jesus reafirma a indissolubilidade de matrimônio e esclarece que o a escolha do celibato é dom de Deus, que só tem sentido quando assumido em vista do serviço do Reino. Jesus entra em Jerusalém e lamenta que seu povo não tenha ouvido a sua Palavra. Responsabiliza os fariseus pela dominação intelectual que exercem sobre o povo, escravizando-o. Prediz sua morte e ressurreição e a destruição de Jerusalém.

D. Discurso escatológico – Jesus mostra os sinais da consumação dos tempos e nos chama a permanecermos fieis até o fim.
19-25


19-24












25
Relatos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Relatos da paixão, morte e ressurreição, seguido pela ascensão .
26-28




Esquema: Marcos Araújo
Referência: BÍBLIA SAGRADA EDIÇÃO PASTORAL, Paulus, 1991 (pgs. 1238 - 1279. O Evangelho Segundo Mateus).

Nota: ANO LITÚRGICO diferente de ANO CIVIL. O Ano Litúrgico, geralmente, começa ou no último final de semana de novembro ou no primeiro de dezembro, podendo terminar no quarto ou quinto domingo de novembro. O Ano Civil é o que vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.