Crucifixo de São Damião
Neste dia 04 de outubro a Igreja celebra São Francisco de Assis, o verdadeiro "reformador" da Igreja de Cristo. Conta-se que, estando certo dia rezando na Ermida São Damião, ele ouviu uma voz que vinha do Crucifico (de São Damião) que dizia: "Francisco, restaura a minha Igreja". Primeiramente, Francisco achou que a voz falava da Igreja templo e chegou a juntar economias para reformá-la, mas depois entendeu que a voz estava falando da Igreja, povo de deus, instituição santa e pecadora, que naquele momento passava por séria crise. Assim, para reformar a Igreja, Francisco não fundou outra, mas criou um novo modo de viver baseado em Cristo e com o seu exemplo nos ensina a viver a humildade.
Nascido em Assis, provavelmente aos 05 de julho de 1182, Giovanni di Pietro di Bernadoni teve uma juventude inquieta e mundana. Seu pai era Pietro di Bernadoni, um comerciante rico. As origens da família eram francesas. Isso explica o nome que Giovanni adotou: Francisco, em latim, significa "francês".
Francisco jamais fora uma pessoa má, apesar de chegado aos prazeres mundanos na juventude, sempre mostrou ter uma índole bondosa. Entretanto, tudo mudou depois que Francisco ouviu a voz de Cristo. Abandonou as riquezas oferecidas pelo seu pai e dedicou-se a uma vida de completa pobreza e dedicação aos irmãos necessitados, seguindo o exemplo de Cristo. A grande revolução que Francisco causou na Igreja foi esta: numa época dominada pela venda de indulgências, os erros cometidos pelo Clero afloravam e manchavam a imagem da Igreja. Francisco mostra que há mais alegria em servir que em ser servido, como ele mesmo cantou em sua oração. Que mais importante que ser compreendido e amado, é que amamos e compreendamos...
A humildade de Francisco foi deixada nas suas belas composições: apesar de pouca instrução, Francisco era um poeta auto-didata. Sua mais bela expressão literária está no "Cântico das Criaturas", uma poesia na qual ele louva o papel de cada elemento criado por Deus. O que nos chama mais atenção é sua disposição em reconhecer que cada criatura criada por Deus é nosso irmão e nossa irmã.
Muitos outros poetas escreveram poesias baseadas na obra franciscana. Veja esta:

"Irmão vento, irmão sol, irmã lua, 
irmão lobo tu és meu irmão, 
rouxinol, sabiá, criaturas de Deus, 
somos obras de suas mãos..."
(Padre Zezinho)

Vejamos a letra do Cântico abaixo:
Oração de São Francisco

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
A ti só, Altíssimo, se hão-de prestar
e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o meu senhor irmão Sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumias.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas:
no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento
e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e todo o tempo,
por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual alumias a noite:
e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e governa, e produz variados frutos,
com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz,
pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal,
à qual nenhum homem vivente pode escapar:
Ai daqueles que morrem em pecado mortal!
Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade,
porque a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças
e servi-o com grande humildade...
Sobretudo neste ano de 2011 em que a Igreja trabalha o tema "Preservação da Vida", o exemplo deixado por São Francisco é o caminho a ser seguido  por nós. Pois enquanto não tivermos consciência de que somos irmãos, não haverá paz. Somos os responsáveis pela manutenção deste belo jardim e São Francisco soube preservá-lo. Hoje, o mundo vive as amarguras de um tempo em que a defesa da natureza foi deixada de lado, pois só se procura o desenvolvimento econômico, a qualquer custo. Mesmo que para isso, o ser humano seja vítima da sua própria ganância... Como nos conclama a CF 2011, "a terra geme em dores de parto", causadas pela própria irresponsabilidade do homem. Que saibamos atender o apelo franciscano de preservação da natureza e que assim, preservemos também a nossa vida...
Só para refletir, um provérbio popular já diz: "quando tiver sido poluído todos os rios, quando não restar mais nenhum dos animais, quando todas as florestas tiverem sido destruídas... aí é que o homem vai ver que dinheiro não se come!" São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, exemplo de amor e de humildade... rogai por nós!

Ainda neste mês, pretendo escrever um pouco sobre a espiritualidade de dois amigos de Francisco: Santo Antônio de Pádua e Santa Clara de Assis.

Paz e bem a todos!

Francisco Marcos Araújo.



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.