Depois de transcorrido o tempo do natal, iniciamos em toda a Igreja, o tempo comum. Durante esse tempo percorremos liturgicamente a historia de Salvação do nosso Deus. Celebrar esse tempo é estar disposto a conhecer Jesus, a sua ação publica e o chamado dos apóstolos para a missão. Deus sempre toma iniciativa do chamado e espera que cada um responda com generosidade.


No Livro de Samuel temos a figura de SAMUEL, no silêncio da noite, se ENCONTRA com Deus, que o “chama”. Deus sempre toma iniciativa do chamado e é um dom gratuito Dele para nós. O profeta é chamado por Deus, mas é preciso que o escute com coração aberto. A missão é dada a pessoa por Deus no chamado do nome. Interessante desta passagem bíblica é que Deus chama na noite, longe da correria do dia que muitas vezes sufocam a voz Deus para nós. No principio, Samuel não reconhece a voz de Deus, mas depois de quatro vezes que Deus o chama e com auxilio de Elias, Samuel deixa Deus falar a ele.(cf. 1Sm 3,3b-10-19) Deus nunca cansa de nos chamar para o seu projeto de vida, mas é preciso que nós façamos igual a Samuel quando diz: “Fala, Senhor, o teu servo escuta”. Isto mostra a total disponibilidade de Samuel para o chamado de Deus e nós devemos seguir esse exemplo dele. Somos chamados sempre por Deus para uma missão no mundo.


Na Primeira Carta aos Coríntios nos mostra Paulo que afirma dizendo que pelo Batismo, o cristão se encontrou com Cristo e se tornou templo do Espírito Santo.Não podemos profanar esse templo. Não se deixa enganar pelos desejos desse mundo que muitas vezes nos atrasam e ainda nos faz distantes de Deus e dos irmãos. O nosso corpo deve resplandecer a presença de Cristo. (cf.1Cor 6,13c-15a.17-20)


O evangelista São João temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42) Aqui vemos que Jesus é que chama os seus colaboradores. Agora, após o testemunho de João Batista que aponta Jesus para que todos o seguem. Assim André e Felipe seguem o cordeiro de Deus, mas timidamente. Jesus vai ao encontro deles e pergunta o que procurais? Eles perguntam onde moras, mas Jesus diz vinde e vede. Para seguir Jesus é preciso fazer a experiência de estar com Jesus e viver o seu projeto.


Esta experiência deles com Jesus levam-os a Pedro e a Natanael, dizendo “encontramos o Cristo”. Interessante nesse episodio que nos interpela a seguinte situação que é: só podemos conhecer Jesus se alguém falar Dele para nós. Isto é ilustrado de modo categórico para nós quando Batista aponta Jesus para eles e eles apontam Jesus para Pedro e Natanael. Vocação é um convite de Deus a nos que se faz através dos fatos, das pessoas e dos sinais que mostram Cristo para nós. Estamos a procura e vamos encontra na medida em que deixamos ser encontrado por Deus.


O silencio permite ouvir Deus que nos fala sempre. Deus quer dar vida para todos e o que nós estamos fazendo para ouvir Deus? O que nos faz seguir Jesus hoje ? A resposta está na nossa busca sincera desse Deus na comunidade, na família e no mundo onde Ele sempre se manifesta a nós trazendo a paz, a justiça, a solidariedade, o amor-perdão e tudo de bom que nos leva a termos liberdade e vida plena. Deixa Jesus falar para nós e fiquemos disponíveis como servo. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 14-01-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.