O mundo está passando por crises, tanto econômica como transtorno sociais, através da violência. O homem tem condições de provocar mudanças nas estruturas e de mentalidade.Toda iniciativa deve ser renovada em novos padrões que levam em conta a pessoa. Somos criativos e podemos construir novos mecanismos que provocam melhorarias e inovações tecnológicas para o bem das pessoas e do mundo. Se voltarmos o nosso olhar para historia da humanidade que passou por muitas crises, vemos que nestas ocasiões surgiram novos métodos e uma mudança que integrou em cada etapa da nossa historia humana trazendo modificações de mentalidade e provocando novas estruturas e desenvolvimento das relações humanas, filosóficas, religiosas, políticas e econômicas no mundo. (1).

O Papa recebeu na manhã desta segunda-feira, 09, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Corpo diplomático composto por embaixadores credenciados junto à Santa Sé. Esse encontro acontece todos os anos e, na ocasião, o Papa faz votos de Feliz ano Novo a todos os presentes. Durante o discurso, o Pontífice fez um mapa de países que passaram a ter relações diplomáticas com a Santa Sé em 2011 e recordou os inúmeros encontros com chefes de estado, embaixadores e líderes de vários países do globo (2)

No decorrer do discurso, o Pontífice falou sobre a crise econômica que em 2011 atingiu proporções preocupantes e diante desse quadro dirigiu palavras de esperança à toda humanidade. "Não devemos desanimar, mas redesenhar decididamente o nosso caminho com novas formas de compromisso. A crise pode e deve ser um incentivo para meditar sobre a existência humana e a importância da sua dimensão ética, antes mesmo de refletir sobre os mecanismos que governam a vida econômica", ressaltou.O Papa também destacou que diante de tal fenômeno, a preocupação não deve estar voltada somente para as perdas individuais e nacionais, mas deve ser visto como uma oportunidade de redefinição de mecanismos voltados para a promoção da dignidade humana (2).

Bento XVI falou da sua preocupação em relação à falta de acesso à educação sobretudo entre os jovens que se encontram nos países de 3º Mundo. Tomando como base a mensagem que ele escreveu para o Dia Mundial da Paz cujo título é "Educar os jovens para a justiça e para a paz", ele falou sobre o papel 'redentor' da educação."A educação é um tema crucial para todas as gerações, pois depende dela tanto o desenvolvimento saudável de cada pessoa como o futuro da sociedade inteira. Por isso mesmo, aquela constitui uma tarefa de primária grandeza num tempo difícil e delicado", afirmou. O Papa Bento XVI também destacou que a família é a primeira instituição propagadora da educação, a qual deve ser amparada por projetos educacionais consistentes. Durante esta colocação ele também acrescentou que somente a partir da união entre homem e mulher, a qual, segundo ele, não se trata somente de uma convenção social (2).

"O quadro familiar é fundamental no percurso educativo e para o próprio desenvolvimento dos indivíduos e dos Estados; consequentemente, são necessárias políticas que o valorizem e colaborem para a sua coesão social e diálogo", explicou.O Papa também demonstrou preocupação com os conflitos que envolvem países do Oriente Médio e pediu soluções para que seja traçado um verdadeiro plano de pacificação."Sinto uma grande preocupação pelas populações dos países nos quais continuam tensões e violências, particularmente na Síria, onde espero que se ponha rapidamente termo ao derramamento de sangue e comece um diálogo frutuoso entre os atores políticos, favorecido pela presença de observadores independentes. Na Terra Santa, onde as tensões entre palestinos e israelitas têm repercussões sobre os equilíbrios de todo o Médio Oriente, é preciso que os responsáveis destes dois povos adotem decisões corajosas e clarividentes a favor da paz", pediu (2).

As palavras de nosso papa sempre são oportunas, pois ela visa o bem dos paises juntamente com a pessoa humana valorizada.A educação é a oportunidade que as pessoas se aprimoram e ainda possam ver o outro não como adversário, mas parceiro de caminhada no desenvolvimento do mundo e dos povos. A paz é possível em todos os lugares quando é respeitado os direitos humanos que são fundamentais para que a pessoa humana seja livre e responsável pelo bem comum. A família sendo valorizada na sociedade atual pode encontrar a harmonia e um desenvolvimento integral dos filhos, acabando assim as distorções que não deixa os filhos crescerem para o mundo melhor. A família é desejada por Deus, desde a criação é nela que os filhos são gerados para participar do amor criativo de Deus. Sendo assim, a sociedade e todos devem assumir com responsabilidade para educar as nossas crianças nos valores morais, sociais e religiosos que dão a dignidade a pessoa humana para o mundo ser cada vez mais habitável, solidário no bem comum para todos (1).


(1) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha

(2) www.cancaonova.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.