Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria com a intercessão dos Santos.

A fé nos habilita para praticar as boas obras. Somos cristãos porque acreditamos e temos fé em Cristo e sabemos que Ele tem poder. Na carta de Tiago vemos a exortação da fé que vai desembocar nas boas obras. Assim diz São Tiago: “O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até ao ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa. Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: 'Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus'.' Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta”(cf. Tg 2,14-26). Infelizmente muitos têm fé em Deus e em Cristo, mas na pratica não agem como pessoas de fé, praticam o mal, a injustiça e vivem como se Deus não existisse, misturando-se com o materialismo, com o individualismo e egoísmo sem pensar no próximo e nem na caridade aos mais fracos(1).

'A fé orienta-se para o amor', afirma Bento XVI durante a missa presidida por ele neste domingo, 19, diante dos 22 novos cardeais. O Papa Bento XVI celebrou neste domingo, 19, a missa da Solenidade da Cátedra de São Pedro, também em ação de graças pelos 22 novos cardeais criados ontem, 18, durante o Consistório Público realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a homilia, o Santo Padre fez uma explicação sobre o sentido do chamado de Pedro que foi citado por Jesus como a "rocha" que conduziria a Igreja de todos os tempos. A partir dessa reflexão, o Pontífice falou sobre a fé professada que deve gerar a vivência da caridade. "Com efeito, o fato de presidir na fé está inseparavelmente ligado à presidência no amor. Uma fé sem amor deixaria de ser uma fé cristã autêntica", disse (2).

Bento XVI também falou sobre a essência da Igreja, que segundo ele, baseia-se sobre a vivência da caridade e sobre a Palavra de Deus. "A Igreja é o lugar onde Deus "chega" a nós e de onde nós "partimos" para Ele. A este mundo que tende a fechar-se a si próprio, a Igreja tem a missão de o abrir para além de si mesmo e levar-lhe à luz que vem do Alto e sem a qual se tornaria inabitável", enfatizou.Ao final da homilia, o Santo Padre pediu que os cardeais seguissem com esmero a vivência da caridade que segundo ele, deve orientá-los durante no ministério pastoral. "Amados irmãos e irmãs, a nós, a cada cristão, está confiado o dom deste amor: um dom que deve ser oferecido com o testemunho da nossa vida. Esta é de modo particular a vossa missão, venerados Irmãos Cardeais: testemunhar a alegria do amor de Cristo", pediu (2)

As palavras do papa no dia em que celebramos a cátedra de Pedro, onde o papa celebrou a fé de Pedro em Cristo, tornando-se o primeiro papa da Igreja. Esta solenidade seria na quarta feira, como vai ser a quarta feira de cinza, então esta solenidade foi transferida para hoje em Roma na missão com os novos cardeais que foram nomeados ontem. Deus é louvado nas atitudes dos cristãos no mundo. Não podemos se omitir diante da verdade de Deus. Deus quer que o homem se liberte e levante da inércia para fazer o bem acontecer entre nós. Que a partilha, o amor, solidariedade se tornem real no meio de nós e que Deus seja aderido por todos. Amém (1).

(1) reflexão do Teólogo Jose Benedito Schumann Cunha

(2) www.cancaonova.com 19-02-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.