Queridos irmãos e irmãs na caminhada com Cristo junto com Maria e a intercessão dos Santos

A liturgia nos faz ter contato do que é bom e nos faz ver a necessidade do que precisa ser mudado, purificado e limpado na nossa vida de família, de comunidade e de sociedade. Estamos na Quaresma, que é um tempo privilegiado de purificação e mudança para melhor na nossa vida para podemos receber as graças de Deus. Deus é bom e sempre estende as mãos a nós para nos ajudar e libertar de todo mal que acomete na nossa vida.

A liturgia da Palavra nos mostra dois pontos importantes da religião judaica que são a Lei e o Templo. Com decorrer do tempo, também é preciso de mudança de rumo e purificação no trato das coisas de Deus, pois estavam agindo mecanicamente ou rotineiramente sem colocar valor naquilo que foi proposto por Deus da Vida

No livro do Êxodo vemos Deus que entrega a Lei a Moisés para que o povo siga para ter vida sempre. Estamos aqui num contexto de êxodo e de Páscoa, como parte de uma Aliança de Deus. (cf. Ex 20,1-17). Sabemos que a libertação do Povo de Deus que saiu do Egito onde estava escravo e foi libertado por intermédio de Moisés com a força de Deus. Como próprio Deus faz e age: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito". O nosso Deus é libertador, tira um povo de um lugar que não eram livres. Mas esse povo precisa também libertar dos erros morais e espirituais, então Deus dá a Lei e os mandamentos que vão regular as ações humanas para trazer justiça e paz ao povo que acabara de ser livre e estava a caminho da terra prometida por Deus.

Os mandamentos de Deus trazem vida e amor, pois quem quer ser fiel a Deus precisa vivenciar o amor a Deus, consigo e com todos que caminham conosco nesta vida para poder chegar à vida plena no céu. A salvação e a libertação passam pelo viés do amor e da coerência de vida Naquele que é tudo em nossa vida, isto é, temos o nosso Deus que sempre está ao nosso lado. Devemos ser fiel a Ele, pois Deus é fiel sempre. Porque esquecer de Deus e ficar numa vida longe Dele e vivendo uma vida sem regra e sem Lei?

Jesus vem dar uma nova luz na Lei e nos mandamentos para ser instrumento de vida e libertação. A nova Lei será resumida em dois como Amar a Deus e aos irmãos como nós mesmos. A lei de Deus foi restaurada em Cristo;

O apostolo Paulo afirma na primeira carta aos Coríntios que acabamos de ouvir, que projeto de Salvação passa pela morte na cruz: "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios" . Não há outro caminho para ter a salvação e libertação, por isso devemos seguir Cristo também na sua cruz e assumindo ela na nossa vida diária e comunitária.(cf.1Cor 1,22-25)

No Evangelho de São João vemos que Jesus se apresenta como o NOVO TEMPLO… Nós sabemos que o templo era sagrado para os judeus. Era regra que todo ano levar oferta e sacrifício a Deus no templo de Jerusalém (cf. Jo 2,13-25) Isso com tempo, as ofertas produziam muito dinheiro e abuso com exploração. Jesus age com zelo e quer a purificação do templo, pois esse lugar não foi feito para o comercio, mas para louvor e culto a Deus. Agora Jesus é o novo templo, pois o de pedra já tinha concluído a sua função. Agora é Jesus que tudo se culmina, pois Ele é libertador e nosso salvador. O que devemos purificar na nossa vida e o que deve ser transformado, limpado e arrancado para termos a grande alegria da Salvação de Deus a nós?

Jesus é a fonte de vida que traz a verdadeira justiça e paz. Todos são chamados a ficar com Ele, pois Ele é o caminho verdade e vida. Que esta celebração da Palavra e a liturgia que participamos nos leve a verdadeira purificação de vida para podermos celebrar bem a Páscoa de Jesus que é a nossa Páscoa que queremos viver. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 09-03-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.