Queridos irmãos e irmãs

A liturgia nos faz mergulhar no mistério que vamos atualizar para viver os acontecimentos da Páscoa do Senhor que se aproxima que são: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A liturgia da Palavra nos faz entender o sentido de Mistério que vamos celebrar na semana santa.

No livro de Jeremias temos Deus que propõe uma NOVA ALIANÇA. Sabemos que Deus tinha feito uma Aliança com o Povo no Sinai. Lá Moises recebeu a Tabua das leis que estavam escritas nesta pedra. O povo prontamente aderiu a Lei professando pela boca do que do coração. Assim, muitas vezes o Povo foi infiel a Deus. Agora o profeta Jeremias anuncia uma nova aliança que Deus vai fazer e vai colocar no coração do seu povo, como Ele mesmo diz: “Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração”.“Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo”.

Desse modo Deus renova aliança, dá seu perdão e restaura o seu Povo. Nós somos o Povo da nova aliança que Jesus veio selar para sempre, por isso precisamos inscrever os mandamentos no nosso coração para que possamos transformar em uma nova criatura. A quaresma é esse temo de reconciliação e mudança. O batismo nos fez participar da aliança nova de Cristo que muitas vezes é rompida pela nossa fraqueza e pecado. Deus sempre está disposto a nos restaurar de novo como nova criatura que se reconcilia com Deus e com os irmãos. (cf. Jr 31, 31-34)
Na carta de São Paulo aos Hebreus afirma que essa nova Aliança é feita em Cristo, de modo pleno e definitivo. Jesus foi obediente ao Pai no projeto de salvação da humanidade do pecado e da morte e é por isso que Ele se entregou para nos resgatar definitivamente para Deus, doando a sua vida na cruz e ressuscitando após três dias. (cf. Hb 5,7-9)

O Evangelho de São João faz um convite de ter um novo olhar a Jesus que de modo extraordinário que fez uma nova Aliança com a sua vida doada na cruz com seu sangue precioso. (cf. Jo 12,20-33)

Nesta passagem temos um grupo de gregos que estavam em Jerusalém para festejar e celebra a Páscoa e vão pedir que querem ver Jesus. O sentido disso é de conhecer de modo mais profundo a pessoa de Jesus e a sua mensagem de vida. Eles não vão diretamente a Jesus, mas vão aos discípulos Felipe e André e assim eles são mediadores do pedido deles a Cristo. Jesus se mostra e se faz ver na bela imagem do grão de trigo.

A glória de Cristo se faz da experiência da morte e vida nova que o “grão de trigo” traz. Assim Jesus nos fala: “Se o grão, que cai na terra, morre, produzirá muito fruto”. Sabemos que a vida plena se manifesta na morte. Jesus morre e nasce a Igreja na sua ressurreição. O nosso Deus é vivo. Jesus está no nosso meio. Para conhecer Jesus precisamos ver Jesus como Ele é e ainda nos desapegar desta vida e da sabedoria humana, onde os gregos valorizavam muito.

Devemos morrer de tudo que nos atrapalha de termos vida plena que são: vaidade, egoísmo, materialismo, desamor, falta de perdão e solidariedade, etc. Se queremos ver Jesus é vê-Lo na Cruz. A sua cruz denuncia toda prepotência e arrogância do nosso mundo contemporâneo e capitalista. Conhecer Jesus é segui-LO em todo momento. Inclusive tomarmos a cruz e mudarmos de vida para temos nova vida no Cristo ressuscitado. Por isso devemos estar atento na escuta da Palavra que é proclamada na Igreja e vive-la na comunidade, na família e em todo lugar em que estivermos. Feliz Páscoa a todos.! Que a presença de Jesus seja real na nossa vida. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 25-03-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.