Caros irmãos e irmãs em Cristo na interseção de Santo Antônio no acolhimento de Maria, a nossa mãe do céu
A liturgia nos faz sentir membro da Igreja. Pelo Batismo já somos inseridos na comunidade de fé. Ele é centro do seu coração. Jesus deve estar no centro de nossa vida e ainda dentro de nosso coração. Santo Antônio tinha Jesus como mestre de sua vida, pois Jesus sendo Deus esta conosco sempre. O santo é intercessor nosso junto a Jesus, ele é modelo de seguimento de Jesus. Conta-se que um lugarejo estava longe da escuta da Palavra de Deus, mas santo Antônio foi pregar em frente ao rio e os peixes o escutava a falar de Jesus. Nós devemos ser o missionário da Palavra e da Eucaristia.
Na carta de São Paulo a Timóteo nos mostra a sua fidelidade a Deus na pregação, na paciência, no sofrimento, na perseverança, na fé e no amor. Quem segue Jesus passa por perseguição, mas sempre Jesus vem em nosso socorro. A palavra de Deus é útil para ensinar, para comunicar, para educar, pois ela leva a fé em Cristo. É na comunidade que escutamos a palavra de Deus e a onde recebemos a eucaristia. O papa Bento XVI, na missa de corpus Christi nos fala da centralidade da missa na eucaristia e que deve estar intimamente ligada a momento também reservado a adoração do Cristo eucarístico. Jesus vem ao nosso encontro sempre. Feliz a capela que pode ter o sacrário para visitação e adoração eucaristia, pois é Jesus presente no nosso meio.
Assim diz o papa: “E assim se percebe menos o sentido da presença constante de Jesus no meio de nós e conosco, uma presença concreta, próxima, entre as nossas casas, como “Coração pulsante” da cidade, do país, do território com as suas várias expressões e atividades. O Sacramento da Caridade de Cristo deve permear toda a vida cotidiana.
Na realidade, está errado contrapor celebração e adoração, como se estivessem em concorrência uma com a outra. É justamente o contrário: o culto do Santíssimo Sacramento constitui o “ambiente” espiritual dentro do qual a comunidade pode celebrar bem e em verdade a Eucaristia. Somente se for precedida, acompanhada e seguida por essa atitude interior de fé e de adoração, a ação litúrgica poderá expressar seu pleno significado e valor.
O encontro com Jesus na Santa Missa se realiza realmente e plenamente quando a comunidade é capaz de reconhecer que Ele, no Sacramento, habita a sua casa, nos aguarda, nos convida à sua ceia e, a seguir, depois que a assembleia se desfaz, permanece conosco, com a sua presença discreta e silenciosa, e nos acompanha com a sua intercessão, continuando a recolher os nossos sacrifícios espirituais e a oferecê-los ao Pai”.
Hoje o papa mandou uma mensagem por ocasião da Eurocopa e nos fala: “Bento XVI deixa votos de que o Euro 2012 seja vivido como “expressão das mais nobres virtudes e ações humanas, no espírito de paz e de alegria sincera”. O atual Papa confia a Deus “os voluntários, os jogadores, os adeptos e todos os que se empenharam na preparação e na organização do campeonato” da Polônia e da Ucrânia. O novo estádio de Varsóvia, capital polaca, que acolhe o primeiro jogo do campeonato europeu (Polônia-Grécia), inclui no seu interior uma capela “de todas as fés”, espaço onde vão decorrer celebrações de várias confissões.
No evangelho vemos Davi chamando Messias de Senhor. Agora é o próprio Messias que vem ao encontro da nossa humanidade. É ele que nos fala e está presente em nossa caminhada de comunidade. Que a nossa vida seja centrada em Cristo e possamos comprometer com todos, principalmente os doentes de nossa casa. Que a oração conforte todos os que mais precisam. Que possamos ser missionário da Palavra e da Eucaristia para onde cada um for. Amem
bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-06-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.