A liturgia nos coloca dentro do mistério salvífico de Cristo. Celebramos hoje o 10º domingo do tempo comum, que é a oportunidade de conhecer Deus na historia da humanidade. Deus está no meio de nós e a sua presença denuncia o mal, que é ausência do Bem. O mal e a violência que deparamos no mundo de hoje não vêm de Deus, pois Deus é sempre bom. Então por que existe tanta crueldade no nosso meio? A resposta é simples porque há muita omissão e falta de amor mutuo entre as pessoas. Sabemos que o pecado é a causa de todos os males no mundo, pois ele nos afasta do bem e de Deus e faz com que pratiquemos o que é mal ao nosso redor, trazendo sofrimento e dor. Quando afastamos de Deus entramos no circulo do egoísmo, da vaidade humana e das paixões desfreadas que levam a violência e decadência da pessoa.
No livro do gênesis narra a criação e mostra que Deus fez tudo de bom para que o homem e a mulher vivesse em harmonia consigo e com todo universo criado. As coisas erradas e o mal não foram causados por Deus. Deus queria uma relação de comunhão e liberdade reciproca consigo e com todos. Ai têm a figura da serpente que seduz a mulher para a desobediência e leva também o homem consigo. Essa desobediência foi dizer não à vida que produziu o fruto amargo da separação e desarmonia entre si e com tudo que existia. Assim, a morte entra e nos faz afastar de Deus. Por si a pessoa não pode ir ao encontro de Deus, porque o pecado o fragiliza e o deixa fraco. Então Deus que vai tomar a iniciativa de restaurar a comunhão que foi perdida pelo homem e  pela mulher. Vai ser um caminho longo. Temos a esperança, a mulher vai esmagar a serpente, pois ela será a mulher corajosa que responde plenamente a Deus, permitindo que Deus entre na historia da nossa salvação. O que foi desobediência que causou a morte agora vai trazer a obediência que vai trazer a vida eterna. (cf. Gn 3,9-15)
                Na segunda carta de São Paulo aos coríntios nos mostra Paulo falando à comunidade de corinto que se coloca ao serviço do Reino com os dons partilhados e não omite de expor os motivos de expor o sofrimento com paciência, pois a sua vida está na esperança da ressurreição gloriosa e na fé em Cristo no premio do céu. Somos cidadãos do céu que caminha na terra trabalhando pela causa do Bem e da justiça de Deus entre nós. Deus nos dá uma morada que não é feita por mãos humanas, mas fruto da obediência de Cristo para nós. Sabemos em quem colocamos a nossa esperança e ela está em Cristo vivo. (cf. 2 Cor 4,13-5,1)
O evangelista Marcos fala da família e dá um elogio a ela, pois foi numa família que Jesus foi criado, aprendeu a orar, a escrever, a trabalhar e a obedecer também a Deus. O episodio da família chamando Jesus para levá-Lo, mas Ele não vai e ainda exorta a todos que a sua família é que ouve a palavra de Deus e a pratica na obediência, agora não é apenas a família Dele. Quando Ele faz esta consideração estava confirmando o que Ele aprendeu no convívio da sua família de Nazaré. Então, meus irmãos e minhas irmãs, é na família que somos catequisados e aprendemos os valores humanos, sociais, cristãos e de cidadania . Lá temos os primeiros educadores da nossa fé que se aperfeiçoa no convívio da comunidade cristã que participamos. Jesus não provoca a divisão e é por isso que Ele nos une. Uma família dividida entre si é condenada a destruição.  (cf. Mc 3, 20-35)
Jesus nos ensina que a família cresce na obediência a vontade de Deus. Hoje somos a família de Jesus porque fazemos parte da Igreja que é mãe e mestra. Aqui temos o convívio de todos ao redor da mesa da Palavra e da eucaristia que nos anima na construção do reino. Somos tijolos vivos que faz da Igreja resplandecer como esposa fiel de Cristo. Cada um de nós saia dessa liturgia convicto que somos parte da família de Nazaré que ouve a voz de Deus pela Igreja de Cristo guiada por Pedro que hoje é o nosso Papa Bento XVI e quer vivenciar na vida de família, de sociedade e de comunidade os valores cristãos que trazem libertação e vida em abundancia para todos. Amem
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 09-06-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.