Queridos irmãos e irmãs, a Igreja celebra hoje dia dos mortos e somos convidados a rezar por eles. A Igreja nos mostra o valor da vida na fé da ressurreição dos corpos. Todos que estão mortos têm um tempo de espera até o julgamento final. As orações dos fieis a eles são fundamentais para que melhorem a sua condição. A morte nos assusta, mas quando temos fé em Cristo vivo e ressuscitado tudo se torna diferente. Ela não pode nos assustar porque cremos em Cristo vivo.
Cremos na ressurreição, porque acreditamos nas palavras de Jesus. Se estivemos ligados a Deus, a morte será apenas uma passagem. Não podemos mais ver a pessoas com os olhos existências, mas o vemos pelos olhos da nossa fé que nos faz acreditar numa vida eterna e de um novo encontro no céu. Assim Jesus nos fala “Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no ultimo dia” (Jo 6,39).
Deus não quer morte do homem e sim a vida dele, pois Ele nos ama infinitamente. Jesus nos quer juntos a Ele, pois só Ele tem palavras de vida eterna. Temos que ver Jesus e crer Nele. Quando estamos em Jesus temos vida eterna e a ressurreição para nós se dará no ultimo dia como Jesus fala: “E eu o ressuscitarei no ultimo dia” (Jo 6,40b).
Quando estamos vivendo a fé em Cristo nesse tempo presente já é experimentada a vida eterna, pois vamos configurando a nossa vida em Cristo. Como São Paulo diz: agora não é mais eu que vivo e sim Cristo que vive em mim (cf. Gl 2,20). Isso já é eternidade. Deus demostra o amor a nós de modo infinito: “A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Jesus nos deu provas que seu amor por nós é grande, pois se deixou morrer de modo cruento para abrir as portas do céu para nós.
No livro de Isaias nos fala: O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. Naquele dia se dirá: "Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-vos e exultar por nos ter salvo” (Is 25,6-9). Isso nos trás alegria e esperança, pois o nosso Deus é da vida.
“São Paulo aos romanos nos fala: “Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós”. “De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus”. “Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus” (Rm 8,14-23) Essa verdade nos é dada, porque somos filhos adotivos de Deus. Em Cristo somos herdeiros do céu.
Evangelista Mateus nos fala do julgamento de Deus. Ele olha a nossa disposição sincera que vem da caridade para com todos, principalmente os que mais precisam e que são esquecidos desse mundo. Deus recompensa a todos pelo bem e pelo mal que fizemos nessa vida. “Assim, Jesus fala aos bons: ‘Vinde, benditos do meu Pai”. Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! E aos maus Ele diz: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Isso é justiça de Deus.
Que esta liturgia nos ajude a vivermos coerentes com a fé em Deus, pois só ela que vai trazer vida eterna e a ressurreição futura. Amém
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 02-11-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.