Estamos no 31º domingo do tempo comum, estamos celebrando a Festa de todos os Santos. Esta é uma verdade que professamos no credo: "Creio na Comunhão dos Santos".
A liturgia desse domingo nos dá a razão par esta fé que temos nos santos que seguiram as pegadas de Cristo. Por que ter receio de falar nos santos? A vida deles sãos exemplos que temos que Jesus faz a diferença nas vidas deles como na nossa. Devemos seguir Jesus e Ele nos deu exemplo como devemos comportar. Não podemos querer uma vida fácil.
A palavra de Deus nos iluminará nesse proposito: ser santo como Deus é santo.
No livro do apocalipse nos mostra que os santos são uma quantidade enorme e eles são muitos que lavaram as suas vestes no sangue do cordeiro. Jesus é a razão da vida deles. Por que temer isso? Temos o numero dos santos que são 144.000, que é um numero simbólico que significa 12X12.000 que representa todo o Povo de Israel e uma grande quantidade de povos, línguas e raças. Todos são santos em Deus. Se queremos ser santos devemos estar abertos a todos e viver a caridade, o desapego e a humidade. Deixar que Deus haja na nossa vida no mundo. (cf. Ap 7,2-4.9-14)
Na primeira carta de São João nos afirma que somos filhos amados de Deus. O amor de Deus nos transforma e nos faz filhos no Filho de Deus. Por causa disso somos irmãos uns dos outros. Nós não somos estranhos na comunidade cristã, onde nos reunimos ao redor da mesa da Palavra e da eucaristia. A santidade é possível na medida em que unimos a Deus Pai no Filho com a força do Espirito Santo. Estar disposto a participar da escola de Cristo para sermos santos que vivem os valores do evangelho. "Creio na Comunhão dos Santos".(cf. 1 Jo 3,1-3)
O evangelista nos mostra a regra de ouro para ser santo. Esta regra foi Jesus que nos indica nas Bem aventuranças. Ser santo á viver o amor, a solidariedade, a paz, a justiça e partilha. Ser santo é deixar Deus agir na nossa vida. A santidade não combina com o materialismo que desfigura o ser humano. O capitalismo aniquila o amor desprendido para com os pobres e desvalidos da nossa sociedade. Nós devemos ser diferentes e viver intensamente os valores do reino que passa pela cruz do Senhor para podermos abraçar a graça da ressurreição. (cf. Mt 5,1-12)
Muitos são os santos que viveram estas a bem-aventuranças, mas há alguns que são destacados pela Igreja como exemplos para serem seguidos, pois eles souberam vivenciar em suas vidas o Cristo sofredor e vitorioso da Pascoa. Cada vez que participamos das santas liturgias e vivenciamos os sacramentos em nossas vidas teremos a graça de Cristo irradiando para assumirmos com coragem a vida de Cristo em nós. A graça de Deus derramada em nós abundantemente nos habilita a santidade.
"Esta é a vontade de Deus, a nossa Santificação". (1 Ts 4,3) Que esta liturgia de hoje nos ajude a termos esta certeza para nossa vida que é ser santo como Deus é santo. Que os santos roguem por nós. amém!
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha jbscteologo@gmail.com






Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.