A humanidade não pode se  omitir diante da presença do Salvador. Jesus marcou a historia humana. Ele é o Redentor do Homem.

Assim. Fala Beato João Paulo II em sua enciclica: Estamos também nós, de alguma maneira, no tempo de um novo Advento, que é tempo de expectativa. « Deus, depois de ter falado outrora aos nossos pais, muitas vezes e de muitos modos, pelos Profetas, falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho ... » (Hb. l, l s), por meio do Filho-Verbo, que se fez homem e nasceu da Virgem Maria. Com este ato redentor a história do homem atingiu, no desígnio de amor de Deus, o seu vértice. (Redemptor Hominis, 1)

Deus entrou na história da humanidade e, enquanto homem, tornou-se sujeito à mesma, um dos milhares de milhões e, ao mesmo tempo, Único! Deus, através da Encarnação, deu à vida humana aquela dimensão, que intentava dar ao homem já desde o seu primeiro início e deu-lhe de maneira definitiva — daquele modo a Ele somente peculiar, segundo o seu eterno amor e a sua misericórdia, com toda a divina liberdade — e, simultaneamente, com aquela munificência, que, perante o pecado original e toda a história dos pecados da humanidade e perante os erros da inteligência, da vontade e do coração humano, nos dá azo a repetir com assombro as palavras da Sagrada Liturgia: « Ó ditosa culpa, que tal e tão grande Redentor mereceu ter »(Ex Praeconio paschali) (Redemptor Hominis,1)

O papa Bento XVI afirmou hoje no Vaticano que a celebração do Natal tem de ultrapassar a preocupação pelos “preparativos exteriores” e o aspeto “superficial”, convidando ao acolhimento de quem sofre. Então, Celebrar o Natal é lembrar e fazer a memoria de Cristo que veio a humanidade para elevá-la de novo, pois o pecado a desfigurou. O homem tornará mais humano se  mudar e converter a sua vida Cristo.
Se seguirmos de fato Jesus devemos fazer e viver o que Ele fez como curar os doentes, fazer os cegos enxergarem, os mudos falarem, os coxos andarem e libertação aos cativos. O que quer dizer isso para nós hoje? Isto nos faz ser pessoas novas e integradas a Deus a aos homens, tirando-os da escravidão do pecado que os deixa doentes, cegos, coxos, mudos e presos para uma vida digna de filhos de Deus na graça e santidade de vida.
Natal não pode ser uma data no calendário e nem um dia de repouso, mas um dia de pensar, refletir e celebrar que há um Deus salvador entre nós. O amor de Deus é infinito  e espera a nossa correspondência a Ele, onde falta Deus tem ódio, violência e o mal.

Que a noite de Natal possamos ouvir os anjos cantarem a nós, um menino nos foi dado e a paz reine em nossos corações. Feliz Natal.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


 

   

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.