Nós somos chamados a ser filhos de Deus, porque pelo Batismo nós fomos inseridos nela. Ela tem o mandato de Cristo que deu a Pedro. Assim diz Jesus a Pedro: sob esta pedra edificarei a minha Igreja. Ele está sob a rocha que é Cristo, mesmo as adversidades do mundo não pode derrubá-la. O mundo atual passa por transformações em todas as esferas, mas é preciso purificar os acontecimentos na verdade de Deus. Não podemos caminhar como se não houvesse a Igreja, pois corremos o risco de ficar só no nosso individualismo e materialismo que nos cegam para o amor que ajuda e consola os mais excluídos desse mundo.(Jose Benedito Schumann Cunha)

Nós encontramos na Lumen Gentium: “A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar com a Sua luz, que resplandece no rosto da Igreja, todos os homens, anunciando o Evangelho a toda a criatura (cfr. Mc. 16,15). Mas porque a Igreja, em Cristo, é como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano, pretende ela, na sequência dos anteriores Concílios, pôr de manifesto com maior insistência, aos fiéis e a todo o mundo, a sua natureza e missão universal. E as condições do nosso tempo tornam ainda mais urgentes este dever da Igreja, para que deste modo os homens todos, hoje mais estreitamente ligados uns aos outros, pelos diversos laços sociais, técnicos e culturais, alcancem também a plena unidade em Cristo”.(LG,1)

O nosso estimado papa emérito falou na via sacra esta oração no coliseu quando era cardeal:
"Senhor, a tua Igreja parece-nos uma barca que está para afundar-se, uma barca que mete água por todos os lados. E mesmo no teu campo de trigo, vemos mais joio do que trigo. A roupa e a cara assim sujas da tua Igreja assustam-nos. Mas somos nós mesmos que a sujamos! Somos nós mesmos que te traímos vez após vez, depois de todas as nossas grandes palavras, os nossos grandes gestos. Tem piedade da tua Igreja: mesmo no interior dela, Adão cai constantemente. Com a nossa queda, arrastamos-Te pela terra, e Satanás ri-se, porque espera que não consigas levantar-Te; espera que Tu, tendo sido arrastado na queda da tua Igreja, fiques por terra vencido. Mas Tu levantar-Te-ás. Já Te levantas-te, ressuscitaste e podes levantar-nos também a nós. Salva e santifica a tua Igreja. Salva e santifica-nos a todos." ( cardeal Ratzinger nas meditações para a via sacra no coliseu em 2005)

(http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2005/via_crucis/po/station_09.html)

Assim queridos irmãos e irmãs, a Igreja é de vontade divina e nós fazemos parte dela. Devemos ser dócil e orar para que ela navegue segura no mar, enfrentado, as vezes, as tempestades das correntes modernas e ideologias desse mundo, mas ela deve ser firme para cumprir a vontade de Deus no mundo. Todos devem pedir a humildade e a docilidade no Espirito Santo para que a verdade de Deus prevaleça. O mundo não pode exigir que a Igreja faça sua vontade diante de outras realidades que não está em conformidade com a vontade de Deus. Nós devemos promover a paz, defender a vida e denunciar todas as injustiças que desfiguram o ser humano. Deus nos fez imagem e semelhança Dele para que resplandeça em nós a grandeza e a glória de Deus. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)
 jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.