Cardeais revelam ‘quebras de protocolo’ do Papa Francisco

Vai de ônibus

Um homem simples que anda de metrô e faz a sua comida, disse cardeal francês
Daniel Machado
Enviado especial a Roma
O Papa Francisco completou o seu primeiro dia como bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Pela manhã foi à Basílica de Santa Maria Maior confiar o seu ministério à padroeira de Roma e, à tarde, presidiu a Missa de conclusão do Conclave.
O dia também foi de atividades para muitos dos cardeais que se encontravam em Roma. Alguns receberam a imprensa para falar do clima da eleição do novo Pontífice e também arriscaram revelar algumas ‘quebras de protocolos’ do Papa Francisco.
france_cn
“A simplicidade de sua vida pode nos surpreender”, disse cardeais em Coletiva / Foto: CN – França
“Depois de ter saído do balcão da Praça São Pedro, antes de se dirigir para o jantar, começaram a abrir espaço para que ele [Papa] entrasse sozinho no elevador. Ele disse: ‘Mas por que sozinho, se cabemos em tantos, se cabemos todos?’ Então, vários cardeais entraram juntos no elevador com o Papa”, disse o Cardeal Phillipe Barbarin.
“Quando se retirou para a residência, onde estavam os cardeias, ele não quis entrar no carro papal; disse que ia junto com os demais para a residência, onde insistiu em pagar as despesas”, disse o Cardeal francês Jean-Pierre Ricard.
“Estávamos todos reunidos enquanto ele estava no balcão, saudando o povo. Descemos, como em outras ocasiões e havia 5 ou 6 ônibus esperando para levar os cardeais de volta à Casa Santa Marta. Via ali o carro do Santo Padre e os segurança, as motocicletas. Pensei: ‘tudo voltou à normalidade’. Quando chega o último ônibus, adivinha quem desce? O Papa Francisco! Imagino ele dizendo ao motorista: “Sem problemas, eu vou com os rapazes de ônibus”, disse o Cardeal americano Timothy Dolan.
“Quando foi pegar a cruz [peitoral], foram-lhe oferecidas outras, mas ele disse: ‘Não, obrigado, prefiro ficar com a minha mesmo”, disse o Cardeal André Vingt-Trois.
Na parte da tarde, uma outra surpresa. Enquanto os carros esperavam para levar o Papa à Capela Sistina para a Missa de encerramento do Conclave, mais uma vez Francisco preferiu ir de ônibus, fato comprovado por uma foto tirada pelo missionário da Canção Nova Frederico Henrique.
Papa Francisco vai à Missa junto com os Cardeais no ônibus / Foto: Frederico Henrique CN
Papa Francisco vai à Missa junto com os Cardeais no ônibus / Foto: Frederico Henrique CN

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.