SEXTA-FEIRA SANTA 29-03-2013
            Queridos irmãos e irmãs

Hoje nós fazemos a memoria e atualizamos o sacrifício cruento de Jesus  na cruz. Ele morre e se entrega inteiramente por nós. O amor de Deus se faz no extremo de doação que salva a cada um de nós. Somos salvos e libertos na cruz redentora de Cristo. Na cruz todo nosso pecado foi pregado e nos convida a ter uma vida plena em comunhão com Deus que nos ama. Deus deve esta em primeiro lugar de nossa vida.  
A vida humana é marcada pelo sofrimento, doença e morte. Mas a morte não tem a ultima palavra. São Paulo nos lembra de que o pecado é «a principal causa da infelicidade dos homens, ou seja, a rejeição de Deus, não Deus!”.”.». O pecado nos deixa imobilizado, sem ação, como próprio São Paulo nos diz: O pecado «prende a criatura humana na ‘mentira’ e na ‘injustiça’ (Rm 1, 18ss; 3, 23). Ele traz a vaidade e a corrupção (cf. Rm 8,19ss.).
A nossa sociedade, sem Deus, produz injustiça, dor e sofrimento a todos. Isso é o pecado, mas ele não é primazia, pois na cruz de Cristo minou a sua causa, O mal foi aniquilado por Cristo na cruz como bem nos exorta São Paulo dizendo; «Cristo derrubou o muro de separação, reconciliou os homens com Deus e entre si, destruindo a inimizade» (cf. Ef 2, 14-16)..
A vida foi derrubada pela desobediência de Adão e Eva, onde a arvore da vida foi aniquilada pela arrogância e orgulho do homem. Agora, a cruz de Cristo, suspenso no madeiro faz a reconciliação entre Deus e a humanidade. A terra e o céu entram em harmonia de novo. São Paulo nos fala em Gálatas. (Gl 2,20). A morte de Jesus torna-se bendita porque o pecado é vencido e o sofrimento humano vai ter sentido na cruz.
A morte vai ter um sentido na morte de Jesus, pois ela quebra os laços que nos impediam de ter vida. Sabemos que a ressurreição sela para sempre a vida e ela torna se vitoriosa diante da morte. A cruz nos levará ao sepulcro e ele estará vazio para sempre, pois Jesus ressuscita no terceiro dia.
            Nós ficamos em silencio diante da morte de Jesus e ela nos faz pensar na morte humana, mas isso não nos assusta, pois Jesus deu a chave da imortalidade no seu despojamento por nós na cruz que brilhara a vida nova na Pascoa.
            Somos agraciados com a Paixão de Cristo, pois  na cruz Cristo se deu totalmente a nós. “Sua ultima palavra foi: “tudo está consumado” e inclinando a cabeça, entregou o espírito”. (cf. Jo 19,30).
            A missão de Jesus foi marcada por atos e palavras que traziam o bem e a paz as pessoas. Ele nos ensinou como deve ser a vida do cristão. Ser humilde, servidor e simples, pronto para ajudar que precisa.
            A nossa vida se encontra na Cruz de Cristo, pois não há vida sem cruz. Tudo que fazemos vai nos ajudando a sermos pessoas novas que testemunham Cristo. São João nos faz esta afirmação: “Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras acompanham”. (Ap 20,11-21,1). Isso nos faz pensar e refletir da nossa responsabilidade no mundo.
            Deus é a luz que ilumina a nossa vida nesse mundo. Isso vai depender da nossa resposta de fé em Cristo. Um dia nós estaremos juntos com todos que já nos precederam, no céu.  
                        Na carta aos romanos, pode constatar o que fala Paulo: “Se estamos vivos, é para o senhor que vivemos; se morremos, é para o senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertecemos ao senhor”. Ainda São Paulo nos exorta: “Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos Vivos” (cf. Rm 14,7-9.10c-12)
            Embora a morte que nos rodeia nesse mundo vai ter sentido nas palavras de Jesus : “quem vê o Filho e nele crê esse tem a vida eterna e eu farei ressuscitar no ultima dia”.(cf. Jo 6,40)

O sepulcro não tem a morada definitiva de Jesus, Ele ressuscita e nós celebraremos na vigília Pascal de amanha. Que a cruz de Cristo nos. leva para Ressurreição. Nós somos mergulhados nesta hora da misericórdia e que ela seja a nossa força para a vida Amém

Sic enim dilexit Deus mundum, ut Filium suum unigenitum daret, ut omnis, qui credit in eum, non pereat, sed habeat vitam aeternam (Jo 3,16)

“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu filho único, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16)

Teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 29-03-2013

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.