VIGÍLIA PASCAL 30-03-2013

Amados irmãos e irmãs!

A liturgia desta vigília pascal nos faz o relato da história da salvação. Como que Deus agiu e age em todo tempo. Ele é dono da historia. O gênero humano  foi desfigurado pelo pecado, mas Deus vem em socorro para nós termo vida plena pela graça da  ressurreição de Cristo. A Igreja ajuda-nos a compreender esta noite através de três símbolos muito significativo e de uma riqueza impar. Nós podemos contemplar a maravilha que Deus fez para nós.
A igreja tem na sua liturgia de hoje três símbolos que são a luz, a água e o cântico novo do aleluia.
Deus cria a luz dizendo “Haja luz!” (Gn 1, 3). A luz dissipa as travas, onde há Deus há luz.
Na Pascoa do senhor ressurge a luz em Cristo vivo e ressuscitado. Deus não deixa Cristo morto.
Jesus é a Luz do mundo. A treva do pecado foi dissipada com a gloria da ressureição de Jesus, uma luz que perpetua para sempre em todos os lugares.. Ele dá vida às coisas, a escuridão da morte não vai mais imperar, porque Jesus está vivo e ressuscitado no nosso meio. A luz supera escuridão, a vida vence a morte. O bem tem primazia e reina porque o mal foi vencido pela morte e ressurreição de Cristo.
Jesus é o caminho que nos leva a vida perfeita. Ele aponta o bem que devemos fazer e seguir... A morte não pode aniquilar a vida de Cristo e nem a nossa, pois Ele nos deu a vida novamente. A palavra de Deus nos orienta para caminhos corretos e ela é a verdade que nunca será derrubada..
Nós cristãos sabemos que a ressurreição de Cristo ecoa por toda parte. Deus não nos deixa na escuridão do pecado, pois com Cristo vivo nos dá a luz que ilumina a nossa vida para o bem. Se estivermos com Cristo vivo e ressuscitado nós vamos ter vida  sempre.
Nesta Vigília Pascal, a Igreja representa o mistério da luz de Cristo no sinal visível do círio pascal, cuja chama é simultaneamente luz e calor. A luz e o calor dão movimento e torna esta noite especial, pois eles nos apontam a Cristo que devemos aderir com todo ardor.. O círio pascal é a luz que nos ilumina nesta noite. Para nós cristãos, a cruz e a ressurreição de Jesus são inseparáveis, pois através deles que podemos experimentar esta alegria.. A cruz nos leva a Jesus ressuscitado e ela torna brilhante nesta noite, pois esta vazia, mas representa o amor total de doação de um Deus por nós.
No Círio Pascal, todos acendemos as nossas velas recordando o nosso Batismo, pois é Jesus que vai dar sentido a nossa vida. No Batismo somos introduzidos na Igreja, fazemos parte de Cristo. A sua luz nos leva a crer na sua ressurreição. Jesus nos chama e nos faz entende-Lo na nossa participação da comunidade cristã
Deus nos quer juntos como ovelhas que tem Ele como pastor. Jesus sentiu compaixão por ela, isto do povo, porque eram como ovelhas sem pastor (cf. Mc 6, 34). As ideologias, os valores que o mundo tem oferecido a humanidade estão deixando-a atônita e sem rumo. Elas não estão levando a pessoa a verdadeira felicidade. Nós somos batizados e devemos buscar o sentido na vida nova que Jesus traz para nós na Sua páscoa. A vida venceu a morte. Ele é a Luz do mundo.
Assim, nesta hora, também São Paulo nos fala de modo muito imediato. Na Carta aos Filipenses, ele diz que, no meio de uma geração má e perversa, os cristãos deveriam brilhar como astros no mundo. Somos chamados a ser luz do mundo em Cristo ressuscitado. (cf. Fl 2, 15).
Peçamos ao Senhor que a chama da fé, que Ele acendeu em nós não se apague.  E que os tumultos do multo e a correria da nossa vida não se ofusque a luz de Cristo Vivo que ilumina o mundo. Devemos ser porta voz de Cristo, pois Ele demonstrou todo amor a nós.
O batismo nos faz novas criaturas e agua nos dá nova vida. Somos sepultados na morte de Cristo e ressuscitamos com Ele na sua morte e ressurreição.. Com a libertação do povo pelo Mar vermelho que trouxe nova vida e nova alegria ao povo com Deus libertador, assim a ressurreição de Jesus que aderimos pelo Batismo tornamos libertos e filhos de Deus, merecedor do céu.; Isto
Em cristo nós somos saciados pela eucaristia, pela agua viva que jorra em nós para a vida eterna. Devemos ser novas aguas que vão diminuir a sede de justiça do nosso povo.
Nós não podemos estagnar em aguas paradas, pois elas maculam a Igreja, mas é preciso dar movimento as aguas para que elas brotam vidas no amor, na justiça, na solidariedade e na partilha para os que mais precisam de ajuda..
Peçamos a Jesus, vivo e ressuscitado que não nos deixe cair na tentação de uma vida fácil sem comprometer com o seu reino de amor e justiça.
Hoje entoamos o aleluia da libertação, pois Viver é ser livre sempre. O povo de deus exclama com alegria: “O povo acreditou no Senhor e em Moisés, seu servo»” (Ex 14, 31).
Nós sempre entoamos este canto, porque nós sentimos libertos por Cristo, Deus nos dá verdadeira vida.  
A Igreja caminha no mundo, sofre nas tormentas do mundo e segue adiante porque tem na sua condução o Espírito Santo que a fortalece e deixa salvaguardado à mensagem genuína de Cristo. Nada pode abalá-la, pois o amor supera o ódio, a vida vence a morte e o pecado é aniquilado quando fazemos adesão a Jesus vivo e ressuscitado no nosso meio.
São Paulo ilustrou esta situação com as palavras: «Somos considerados (…) como agonizantes, embora estejamos com vida» (2 Cor 6, 9). A mão salvadora do Senhor nos sustenta e assim podemos cantar já agora o cântico dos redimidos, o cântico novo dos ressuscitados:

Aleluia! Feliz Pascoa. Jesus vive para sempre! Amem.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.