Nesse terceiro domingo da Páscoa, a liturgia nos convida para entender, compreender e viver a Igreja. Na Igreja, formamos a comunidade viva que tem a missão de testemunhar Jesus e fazer acontecer o projeto de Cristo, que é de libertação de tudo que nos destroem como pessoa humana. A Igreja tem a presença de Cristo e é assistida e conduzida pelo  Espirito Santo. A Igreja proclama a Palavra de Deus e anuncia com coragem a boa Noticia de Jesus e nela também recebemos os sacramentos que nos ajudam aperfeiçoar como cristãos e ainda nos ajudam a santificar para podermos ser autênticos anunciadores da verdade, da justiça, da bondade, da misericórdia e amor-perdão a todos. Jesus é a luz que nos ajuda a encontrar o caminho que nos leva a Deus Pai.
No livro dos Atos dos apóstolos nos mostra Pedro, que com coragem, dá um testemunho de Cristo ressuscitado, diante dos poderosos da época, O sinédrio. Eles queriam proibir que os apóstolos dessem testemunho de Cristo nas suas pregações, mas Pedro responde com Kerigma cristão primitivo e com firmeza de que tem fé em Jesus e disse: “É preciso obedecer antes a Deus, do que aos homens."
Eles saíram, após serem flagelados pelo tribunal, mas alegres porque foram dignos de sofrer em nome de Cristo. Na Historia da Igreja, temos muitos santos, santas, mártires que não vacilaram na fé em Cristo, razão da vida de cada um deles, que com coragem, até com perseguições e mortes, testemunharam o nosso Salvador. Nós devemos servir a Igreja com esse mesmo ardor, mesmo nas horas mais difíceis de nossa vida. (cf. At 5,27b-32.40b-41)
No Livro do Apocalipse temos a valorização e a soberania de Cristo vivo e ressuscitado, pois Ele venceu a morte para sempre e trouxe para cada um de nós a salvação e libertação definitiva. Já temos todas as condições de ser livres e ainda enfrentar o pecado com coragem para dizer não a ele. Todo universo e a criação louvam o Senhor, o cordeiro imolado, que não está mais morto porque para sempre agora vive. Esta é a fé que devemos ter, mesmo nas dificuldades e na dor, nós não estamos sós, pois Jesus está sempre conosco. (cf. Ap 5,11-14)
No evangelho desse domingo de São João nos mostra a 3ª aparição de Jesus vivo e ressuscitado aos apóstolos. Jesus está à margem do Mar Tiberíades. Ele vai encorajar a missão dos apóstolos, pois a sua presença dá animo para eles serem pescadores de homens. Eles retornaram sem ter pescado, estavam cansados e desanimados.
O mar é o ambiente hostil e considerado mal. A noite é sempre ideal para pescar. Já era de manha, o sol já se apontava quando eles voltam, Jesus os vê e fala-lhes voltem para pescar de novo, embora eles não tivessem pescado nada, Pedro diz em resposta a esta ordem, mas em intenção a sua palavra nós vamos de novo pescar. E desse modo foram e fizeram uma grande pescaria. Pegaram 153 peixes grandes que tem um sentido simbólico que é : “Por que o evangelista faz questão de dar o número? Ele deseja dizer que a missão dos doze, da Igreja. é pescar, é evangelizar toda a humanidade. 50 é o número que simboliza todo o povo. 3 significa a perfeição. 50 multiplicado por 3 dá 150 e adiciona-se a esse resultado o número 3. É o povo multiplicado pela perfeição e unido a ela. Ora, a Igreja conduzirá, toda a humanidade à libertação das forças da morte, do vínculo com o mal, de um modo pleno!” (mon. André Sampaio). (cf. Jo 21,1-19)
Esta pesca grandiosa deles, eles conseguem reconhecer Jesus vivo e ressuscitado. Jesus os faz de pescadores para pescadores de homens e ainda dá o governo da Igreja a Pedro na exortação do amor que serve a todos e que sempre busca as ovelhas e cuida delas com carinho de pastor.
Assim, meus irmãos, os nossos projetos para terem êxitos devem estar ligado a Deus, pois Ele é a fonte do Bem. Com Deus, a sua mensagem chega longe e a nossa missão se revigora em justiça e gloria diante Dele e dos homens.
Que esta liturgia nos ajude a entender, que os nossos trabalhos pastorais e movimentos devem ser para propagar o bem que Jesus faz aos que O aderem. “Acolhendo com humildade a voz do Senhor, animados pelo amor, alimentados com o alimento que Cristo nos oferece, continuemos a "pescar" com renovado ardor missionário... Com Jesus, teremos a certeza de que a pesca será abundante...” (B.N. Aguas)
A Igreja se torna luz com a presença de Cristo vivo e ressuscitado no meio de nós e a sua presença nos faz produzir muitos frutos na missão evangelizadora que ela tem no mundo.


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.