O povo sabe em quem confia



Queridos irmãos e irmãs, estamos no período pascal onde celebrarmos a vida nova em cada um de nós. Apesar de algumas sombras que o mundo vive, onde reina ódio violência, drogas, corrupção, pessoas sem compromisso com o povo sofrido, desvalorização da educação e da saúde, moradia indigna, ambição, ganancia, preconceito de toda ordem, mesmo assim podemos celebrar pessoas que vivem momentos de ressurreição na sociedade, na Igreja e no mundo. Temos luzes que nos animam a prosseguir e por isso podemos acreditar que ainda vale a pena viver nesse mundo e praticar o bem, promover a vida e levar a boa noticia de Cristo a todos. Se todos aceitassem Jesus e ainda vive-Lo, tenho certeza  esse mundo não seria o mesmo, pois reinaria a paz, o amor, a concórdia, a partilha, a misericórdia e fraternidade.

No livro dos Atos dos apóstolos encontramos Gamaliel, ele era o mestre da lei e era estimado pelo povo, exortou o sinédrio, dizendo: "Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será des­truído. Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!". (cf. 5,34-42)

Depois disso, eles chamaram os apóstolos os açoitaram e os soltaram com uma proibição que não pregassem Jesus. Eles saíram e acharam dignos do Senhor e continuaram a pregar o nome de Jesus e as suas maravilhas que acontecem a todos que creem em Jesus,. Continuaram fazer isso no templo  e nas casas. Assim devemos proceder, não podemos ter uma vida tranquila, mas devemos enchê-la de esperança e alegria no serviço do Senhor aos irmãos e irmãs necessitadas.Desse modo, podemos dizer como o salmista: - O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei? (Sl 27)
 
O evangelista São João nos mostra Jesus ensinando uma multidão e ficando tarde: Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" (cf. Jo, 6, 1-15)
Mas Jesus mandou sentar e deu- lhes o alimento e houve a multiplicação, todos saciaram e ainda sobraram. Assim acontece quando somos solidários e partilhamos os dons, todos saciam e ficam fartos e nada se perde. O mundo materialista e individualista deve aprende esta lição e por em pratica a economia solidaria. Desse modo ninguém  fica sem escola, sem alimento, sem moradia, sem saúde, sem transporte e trabalho digno etc. Oxalá que ´possamos vivenciar esta realidade pascal para que todos tenham vida e vida em abundancia para todos.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.