Somos todos irmãos e irmãs na Terra
Ao abrirmos a Bíblia no seu primeiro livro narra à criação de tudo que existe na nossa terra e no universo e também a criação do homem e a mulher como a imagem e semelhança de Deus os criou. Devido a isso nós temos valor e devemos viver como irmãos irmãs de mesmo Pai que é Deus. Esta é a lei natural e divina para todos nós. Todos devem trabalhar para a concórdia e paz entre si e com os outros.
A Igreja, ela é atenta a esta questão e sempre dá um alerta e nos exorta para a realidade pacifica entre todos. Apesar de que há diferença de cultura, de pensamentos, de religiões, de politicas e de sociedade, mas todas devem convergir para a unidade da dimensão humana, pois somos pessoas que tem direitos e deveres para consigo e com os demais. A vida é um dos princípios que devem ser respeitados por todos, a individualidade de cada um não pode ser transgredidas por correntes politicas, religiosas e filosóficas.
A humanidade deve caminhar sempre na busca do dialogo e do entendimento para que o desenvolvimento e o progresso sejam em proveito de todos. Na década de 1960, a humanidade passou por diversas crises e ameaça de guerras e foram por causa disso, a Igreja fez esse lindo pronunciamento que está na encíclica Pacem in Terris que quer dize Paz na terra por Papa João XXIII. Ele soube dar respostas a esses apelos e outros que valorizem as pessoas, as nações e a paz que se constroem com o coração aberto e generoso de cada um.
Segue um trecho desta carta encíclica do papa que nos fazem pensar e ainda dar graças a Deus que a Igreja, como mãe e mestra está sempre atenta para ajudar a humanidade a encontrar um bom caminho.
“Em uma convivência humana bem constituída e eficiente, é fundamental o princípio de que cada ser humano é pessoa; isto é, natureza dotada de inteligência e vontade livre. Por essa razão, possui em si mesmo direitos e deveres, que emanam direta e simultaneamente de sua própria natureza. Trata-se, por conseguinte, de direitos e deveres universais, invioláveis, e inalienáveis” (n.9).
Celebramos esse aniversario de 50 anos de publicação da Encíclica Pacem in Terris do Papa João XXIII e nós tornamos felizes com a beleza da Igreja que faz presente no mundo como porta voz da paz que se constrói com a colaboração com todos.
Que bela mensagem desse grande papa que deve ser sempre posta em pratica por todos, pois desse modo estão contribuindo com a justiça e paz que devem reinar entre todas as pessoas e nações. A Igreja é exuberante sempre e zala o perfume de Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio e nós partimos e repartimos o pão com todos sem deixar ninguém fora da mesa.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.