Jesus volta para o Pai e nos dá uma missão de evangelizar

 Ascensão de Jesus Cristo

A Igreja, neste domingo, está celebrando a Festa da Ascensão do Senhor. Nós participamos desses últimos momentos de Jesus com seus apóstolos, que é sempre um momento de despedida daqueles que convivemos e gostamos muito. Assim acontece conosco também, nós sempre despedimos das pessoas que convivemos, no gesto de gratidão, e partimos para alguma missão no trabalho na Igreja e na família. O mais importante hoje não é ficar na espera da volta de Cristo, mas trabalhar na missão que Ele nos confiou, isto é, ser porta voz da sua mensagem que salva e do bem que devemos propagar e fazer.
O mal não pode ser a tônica das nossas conversas e sim o bem, pois ele irradia uma onda favorável para a edificação da Igreja, do mundo e das pessoas. Não podemos ficar de braços cruzados e nem pessimistas diante da realidade hostil ao bem, mas devemos ser promotores da paz, da justiça, do amor-perdão e de uma sociedade mais fraterna e solidaria com todos.
No livro dos Atos dos Apóstolos narra para todos a Ascensão de Jesus, isso é o coroamento da missão de Jesus na terra, que foi de redimir a humanidade e salvá-La das coisas que não trazem vida. O apelo da nova vida deve ser difundido por todos, principalmente por nós que somos cristãos e que queremos seguí-Lo de perto. O que nos faz ser missionário é a unção do Espirito Santo em nós, recebida no Batismo, pois a obra é de Deus e nós somos seus colaboradores. Somos testemunhas como coroamento da obra redentora realizada por Jesus e apelo Dele para anunciar a vida nova do Reino de Deus: "até os confins do mundo".
Isso vai acontecer na ação do Espirito Santos, mas para isso acontecer devemos ser dóceis e humildes a Ele que nos leva a comprometer com o Reino de Deus que já está no nosso meio. (cf. At 1,1-11) A esperança de cada um de nós é de um dia estar com Deus para sempre. Isso é o céu, onde Ele está e que quer que todos estejam com Ele para sempre. Nós já experimentamos isso já nossa vida diária. Os santos e mártires vivenciaram isso, então eles são testemunha da realidade do céu aqui na perspectiva da eternidade. O tempo que Jesus ficou com os apóstolos foi para que habilite e fortaleça os apóstolos na missão evangelizadora que eles deveriam fazer e que hoje nós somos chamados a continuar na difusão do Evangelho de Cristo no mundo. A Igreja tem essa missão e nos convoca para ela também.
Ascensão de Jesus.jpgO apostolo Paulo na carta aos Efésios entende que Ascensão é a glorificação de Cristo e um novo retorno de toda a humanidade a Deus, pois ela estava desligada a Ele devido ao pecado e a desobediência ao plano criador divino. Deus nos fez para a comunhão com Ele e durante esta vida devemos sempre promover esta harmonia com todos pelo nosso testemunho cristão que transforma a realidade de morte para a vida. (cf. Ef 1,17-23)
O evangelista São Lucas encerra o seu evangelho com o episodio da Ascensão do Senhor. A Narração da ressurreição, das aparições e da Ascenção são colocados no mesmo dia da Pascoa. O lugar é Betânia e vemos Jesus dando as ultimas recomendações aos apóstolos e os convoca para irem o mundo para anunciar o Seu Evangelho para toda a humanidade. Ninguém pode ficar fora a esse chamado para a vida em Deus, pois isso Ele renova a humanidade para o bem e derruba todas as amarras que não nos deixam livres (cf. Lc 24,46-53).
A vida é sempre vitoriosa na ação do bem que fazemos e que essas nossas obras boas sejam estímulos para que todos façam o mesmo. Não estamos sós nesta jornada no mundo rumo ao céu, pois Jesus sempre estará conosco, dando-nos força e coragem para enfrentar as dificuldades que aprecem em nossos trabalhos na Igreja, na família e no mundo sem desanimarmos na missão que Ele nos confiou. Hoje nós devemos refletir a nossa responsabilidade de ser missionário de Cristo na Igreja e a onde mais necessitar da nossa presença para ajudar, construir, evangelizar e formar comunidade do amor de Deus entre nós com todos. Tudo por Jesus, nada sem Maria. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.