A vida simples é algo muito belo



Se pudermos voltar no tempo, nós que estamos acostumados com a modernidade e tudo que ele nos proporciona, iriamos perceber que há muita coisa bela e simples que nos deixava felizes e alegres.
Sabemos que a casa é o lugar ideal do convívio humano e trocas de experiências. Lá aprendemos as primeiras e fundamentais conceitos de ética, de moral, de religião e do bom relacionamento com todos.
A natureza que cerca a casa é algo de vital importância, pois ela permite que a pessoa tenha contato mais perto dela, permitindo a harmonia do ser com todas as coisas.
Muito tempo atrás, as nossas casas eram simples e nelas havia um fogão de lenha na cozinha onde se reuniam toda família para as refeições e bate papo, os quartos situavam próximo a sala e o banheiro era a fossa um pouco longe da casa, A luz não tinha e agua era tirada da fonte.
No quintal havia algumas arvores frutíferas como mangueira, goiabeira, laranjeira etc. não podia faltar o galinheiro e um chiqueiro com porcos. Os brinquedos eram feitos com criatividade das crianças, por exemplo, a peteca, a bola e outros brinquedos que eram fabricados por eles, com os materiais que dispunham como penas, palhas e resto de panos. Tudo isso ajuda na socialização das pessoas e principalmente de nossas crianças. Ao entardecer havia a cantoria e a toca de viola com toda família e não podia faltar a reza do terço em família e a oração da Ave-Maria às 18:00 hora.
A religião era algo importante na formação de todos. Deus era lembrado nas suas orações quotidianas, isto é, ao levantar, antes e depois das refeições e na hora de deitar. Tudo era simples, mas havia o mais importante a paz que surgia no respeito, na obediência e no amor aos mais velhos e com todos.
Estas lembranças nos ajudam a refletir e pensar o que podemos resgatar alguma coisa desse tempo em nossas cidades, pois poderíamos fazer um quintal que seja um lugar de encontro com árvores frutíferas onde os passarinhos pudessem pousar. Esse pedaço de chão, o terreiro não cimentado, ajuda a cada um de nós encontrarmos um sentido para nossa vida com a natureza e com tudo que nos cerca.
A vida é simples e é um dom precioso que devemos valorizar em nossas vidas e que o sonho da casa não se perca o melhor a qualidade de nossa vida com a nossa irmã natureza que nos ajuda a entender a vida e o respeito que devemos dar a ela.
Ver um quintal, que saudade!

bacharel em teologia e filosofo . jbscteologo@gmail.com 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.