A família é importante, valorize-a


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando a festividade da Sagrada família de Nazaré, modelo para toda família. Como é importante ter uma grande família que preza os valores cristãos, éticos e morais. Isso nunca acaba de moda, pois é sempre atual a instituição da família. A família é uma célula importante na sociedade humana e se desvalorizá-la terá grande prejuízo para a humanidade. Deus quis que nascêssemos em uma família e ela é o lugar ideal para aprendermos os valores que vão nortear as nossas vidas.

A sociedade precisa compreender, que a família tem um valor grande para que a sociedade ,em que vivemos, torne mais humana e cristã, a onde a partilha, a cooperação  e solidariedade sejam uma realidade no convívio das pessoas. A Igreja valoriza a família e o Beato Papa João Paulo II falou Sobre a Sagrada Família: "Esta festividade é, ao mesmo tempo, o Dia da Família, porque a 'Sagrada Família de Jesus, Maria e José' é modelo de vida para cada homem, para cada cristão e para cada comunidade familiar. 'Quanto mais a família se torna cristã, tanto mais se torna humana'."

No natal temos ganho um grande presente, que é Jesus, nascido em uma família que nos dá a diretriz para que todas famílias sejam renovadas na graça da família de Nazaré, modelo de disponibilidade e amor doação a humanidade.

O Beato Papa João Paulo II ainda nos falou no angelus de 28 de dezembro de 1980: “Quando, no dia de Natal, nos dirigimos em espírito a Belém, onde se mostrou o Verbo feito carne (cf. Jo 1, 14), temos diante dos olhos da nossa fé o mistério imperscrutável de Deus Encarnado por nós homens e pela nossa salvação. E, ao mesmo tempo, este mistério reveste forma, que nos é bem conhecida, da Família: da família humana. De facto, naquela noite em que Maria – Virgem, esposa diante de Deus e dos homens, de José, carpinteiro de Nazaré – deu ao mundo Jesus por obra do Espírito Santo, revelou-se esta Família, que a Igreja hoje justamente venera. Estamos no domingo entre a oitava do Natal, dedicado à Sagrada Família.

Mediante esta santa, santíssima Família de Belém e de Nazaré, da qual se tornou filho o Filho mesmo de Deus Eterno, Cristo a Igreja pensa hoje em cada família, dirige-se a cada uma e pede por cada uma. Isto adquire atualidade mais particular, pois estamos no ano do Sínodo dos Bispos, dedicado às tarefas da família cristã no mundo contemporâneo.”

Que este dia podemos lembrar da família de Nazaré e pedir que ela inspire todas a famílias para que sejam porta voz da vida e que ela seja abundantemente protegida.

Rezemos esta oração que foi rezada pelo Beato João Paulo II: “E, por isso, vos convido também a unirdes-vos à oração que redigi para o recente Sínodo dos Bispos e rezarei agora juntamente convosco, pelas vossas famílias e pelas famílias de todo o inundo:

"Deus, do qual provém toda a paternidade no céu e na terra, Pai, que sois Amor e Vida, / faz que toda a família humana sobre a terra se torne, / mediante o Teu Filho, Jesus Cristo, "nascido de Mulher", / e mediante o Espírito Santo, fonte de divina caridade, / verdadeiro santuário da vida e do amor / para as gerações que sempre se renovam. / Faz que a tua graça guie os pensamentos e as obras dos cônjuges / para o bem das suas famílias / e de todas as famílias do mundo. / Faz que as jovens gerações encontrem na família forte sustentáculo / para a sua humanidade e o seu crescimento na verdade e no amor. / Faz que o amor, reforçado pela graça do sacramento do Matrimónio, / se mostre mais forte que toda a fraqueza e toda a crise, / através das quais, por vezes, passam as nossas famílias. / Faz, por fim, pedimos-te por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, / que a Igreja, no meio de todas as nações da terra, / possa cumprir frutuosamente a sua missão / na família e mediante a família. / Por Cristo nosso Senhor, / que é o" caminho, a verdade e a vida / nos séculos dos séculos. “Amém”


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.