A Igreja Católica é sempre atual


Queridos irmãos e irmãs, nós temos a alegria de fazer parte da Igreja através do Batismo e desta maneira passamos a serem filhos e filhas do Deus amado. A nossa Igreja tem uma historia milenar e ela sempre se mostra atual. Se olharmos a história da Igreja através dos séculos encontramos muitos ensinamentos e bons serviços aos pobres, doentes e excluídos. Ela teve e tem o papel muito importante na educação e a sua presença é valiosa nos valores éticos, cristãos e morais de nossa sociedade.

A família é uma questão de honra para a Igreja e deve ser, sem duvida, para a nossa sociedade, pois ela é a célula Mater que desenvolve todos os bons valores para as pessoas serem dignas e boas cidadãs. Não se pode desprezar a historia das religiões, dos povos com suas culturas e de tudo que engrandece a civilização. A Igreja é sempre chamada a ser a luz de Cristo no ensinamento da palavra de Deus, buscando na liturgia bíblica, na tradição e no magistério, razões de sempre anunciar a boa nova de Cristo a todos.

Hoje, celebramos a festa da família de Nazaré, um exemplo como se deve portar todas as famílias do mundo e que possamos olhar com carinho essa exortação do nosso saudoso Papa Paulo VI, quando nos fala das lições de Nazaré: "Nazaré é a escola onde se começa a compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho [...]. Aqui, nesta escola, compreende-se a necessidade de uma disciplina espiritual para quem quer seguir o ensinamento do Evangelho e ser discípulo do Cristo. Que Nazaré nos ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível: aprendamos qual é sua função primária no plano social. "Das Alocuções do Papa Paulo VI - Nazaré, 5 de janeiro de 1964

Que as palavras do Papa Paulo VI, sejam uma chamada de nossa atenção, mas que caia em nossos corações, para valorizar a família e que ela seja amparada por nossas decisões a favor dela. Que todos sintam amparados em uma família humana onde os valores da vida sejam cultivados, defendidos e propagados em todos os cantos do mundo. Viva a família. Feliz 2014.


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.