A vida do homem e de tudo tem que ser defendida



Foto

Queridos irmãos e irmãs, não se pode jamais defender a morte de quem quer que seja, pois Deus criou todas as coisas e inclusive o homem e a mulher como impulsionadores da vida e do desenvolvimento. Se lermos a narração da criação no primeiro livro da bíblia, vamos deparar que Deus gostou da sua criação e achou tudo bom.
Deus cria o homem e a mulher por ultimo para administrar bem toda criação sem explorar ou destruir, assim o livro do Gênesis nos fala: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.(Gn 1, 26-31)
Desse modo, a vida sobre a terra está a serviço da pessoa para a sua preservação sem destruir nada, mas promove-la. A Igreja de Cristo, na voz do nosso Papa sempre nos alerta sobre o valor da vida, ela jamais pode ser descartada como um objeto qualquer, pois ela tem valor. Assim diz o Papa Francisco : O papa Francisco fez um contundente apelo em defesa da vida. Falou sobre o aborto, o “horror das crianças que nunca poderão ver a luz”. E ainda nos exorta: “Os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta [vida humana] deve sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”.
Caríssimos irmãos e irmãs, o aborto provocado nesta sociedade do descartável é uma covardia a um ser em gestação, pois ele está frágil e não tem como se autodefender.
Assim, devemos dizer não a cultura do descartável desta sociedade capitalista e materialista, onde criança é morta e explorada, o idoso é abandonado e descartado porque não produz mais, os doentes, os pobres e todos que não possuem recursos e bens são eliminados sutilmente na exclusão dos sistemas de saúde, do social e produtivo de nossa sociedade.
Os idosos e a os jovens precisam conviver harmoniosamente entre si, pois eles têm a sabedoria e experiência de vida acumuladas que podem ser partilhadas e ambos são enriquecidos nesta troca de conhecimentos.
Se a sociedade joga fora uma criança, um idoso, um pobre, um doente sem recurso e não os defende está destruindo ela mesma, pois a vida de cada um tem valor em todos os níveis. Se defendemos os animais contra os abusos e violências neles então mais ainda devemos defender o ser humano desde a sua concepção até a sua morte natural
Por outro lado, se  a vida é valorizada por todos, a sociedade se humaniza e torna bela e transparente, pois viverá a sua vocação de gerar e defender a vida dada por Deus a tudo que existe.
Viva a pessoa humana e o planeta para  que haja justiça e amor sobre a terra.
bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.