O Itinerário da quaresma: oração, Jejum, esmola e penitencia
Quarta-Feira de Cinzas: Oração, Jejum e Penitência que salvam em Cristo



Irmãos e irmãs, estamos começando a Quaresma, tempo de conversão e mudança de vida. Nesse tempo, temos  oportunidade de rezar mais, ler a palavra de Deus, fazer penitencia e dar esmola. Este é momento muito propicio para crescermos na vida de santidade e ainda tomarmos consciência das nossas responsabilidades diante de nossos irmãos e irmãs sofredores. O mundo tem presenciado uma sombra na desvalorização da pessoa humana no que se refere a exploração de crianças e de pessoas no chamado trafico humano.

A Igreja, sabiamente, nos propõe um tema e um lema para a campanha da fraternidade para que façamos reflexão com a nossa consciência cristã e ainda nos ajuda a tomarmos posição diante do trafico humano para que ele seja extirpado no nosso meio. Cada um de nós, fazemos parte de uma família que tem o Deus da vida, que cuida zela e nos liberta sempre de todas as escravidões que aniquilam a dignidade humana. Que esta quaresma nos limpe de todo o pecado e que cheguemos na Pascoa do Senhor como pessoa renovada e cheia de amor solidário, fraterno e misericordioso para com aquele que sofrem nesse mundo. Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

"Tendes compaixão de todos, Senhor... Não aborreceis nada do que fizestes... não olhais para os pecados dos homens a fim de trazê-los à penitência... Mas perdoais a todos, porque todos são vossos, ó Senhor nosso Deus" (Antífona da Entrada)

Com esta invocação, tirada do Livro da Sabedoria (cf. Sb 11, 23-26), a liturgia nos introduziu na celebração eucarística desta Quarta-Feira de Cinzas. Nós, cristãos, somos convidados a fazer um itinerário rumo à celebração da Páscoa, fazendo uma revisão de vida e se converter para Deus. São momentos de graça de Deus que nos ajudam a caminhar com santidade e mudança de vida. Sair do pecado e procurar as coisas do céu que são a paz, a justiça, o amor, a prática do perdão, da misericórdia e solidariedade aos mais fracos. Com os exercícios quaresmais, que são a oração, o jejum e a penitência, aproximamo-nos mais do Deus da Vida e dos nossos irmãos e irmãs de caminhada.

Assim, nesta quaresma devemos nos converter e caminhar pelas estradas da vida, configurando-nos no Cristo, servo sofredor, na oração, no jejum e na penitência. Clamar o perdão e viver santamente como sinal de arrependimento.

O sinal penitencia das que são colocadas em nossas cabeças tem um significado de humildade do reconhecimento que somos frágeis, feitos da terra e ainda destinados a ela, mão também sabemos que somos imagens de Deus na terra e caminhamos para Ele. Deus nos fez por amor e nesse amor fomos feitos livres, mas o pecado nos desfigurou e afastamos de Deus. O pecado do homem foi a desobediência e perdemos a comunhão com Ele e tornamos autossuficiente, trazendo muitos males no mundo.

          Agora para voltar ao caminho de Deus precisamos encontrar a graça que vem de Deus e Ele nos quer de volta, para isso precisamos caminhar no itinerário da quaresma que é feito de oração, esmola, jejum e penitencia .

Devemos reconhecer que somos pecadores e pedi a misericórdia de Deus para com as nossas faltas de amor de partilha e de solidariedade.

As leituras bíblicas nos chama atenção para a justiça e fugir da iniquidade que esfria o coração da pessoa humana.
No livro de Joel, Deus nos chama para voltar para Ele com jejuns, lagrimas e gemidos, pois Deus é compassivo e bondoso para os corações que querem estar com Ele. Deus é que nos dá as bênçãos. Esta atitude de nossa parte na pratica da justiça que se traduz em esmola, oração e jejum tem um grande valor aos olhos de Deus. (cf. Jl 2,12-18)

A segunda leitura, o apelo de Paulo a deixar-se reconciliar com Deus (cf. 2 Cor 5, 20), contém um dos célebres paradoxos paulinos, que remete a toda à reflexão sobre a justiça ao mistério de Cristo. São Paulo nos lembra: "Aquele que não havia conhecido o pecado - ou seja, o seu Filho que se fez homem - Deus O fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus" (2 Cor 5, 21). (Trechos da Homilia (conversa com o povo) do papa Bento XVI, feita na quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010)

Sabemos que isso é o cerne da Pascoa de Cristo, Jesus sofre, padece e morre por nós para que o pecado não seja a lei maior em nosso meio. A justiça divina consiste na fidelidade de Cristo ao Pai, que sendo Deus foi obediente até a morte de Cruz., podemos conferir: "é aqui que se descerra a justiça divina, profundamente diferente da justiça humana... Graças à ação de Cristo, podemos entrar na justiça "maior", que é a do amor (cf.  Rm 13, 8-10)" (Trechos da Homilia (conversa com o povo) do papa Bento XVI, feita na quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010)

O evangelista Mateus nos chama atenção na exortação de Cristo a pratica do jejum, da oração e da esmola, elas devem sair do nosso coração através de uma conversão a Deus. Por isso, Jesus encarna no mundo na pobreza para que possamos despojar do supérfluo de nossa vida.

O Papa Francisco nos lembra: À imitação do nosso Mestre, nós, cristãos, somos chamados a ver as misérias dos irmãos, a tocá-las, a ocupar-nos delas e a trabalhar concretamente para as aliviar. A miséria não coincide com a pobreza; a miséria é a pobreza sem confiança, sem solidariedade, sem esperança. Podemos distinguir três tipos de miséria: a miséria material, a miséria moral e a miséria espiritual. A miséria material é a que habitualmente designamos por pobreza e atinge todos aqueles que vivem numa condição indigna da pessoa humana: privados dos direitos fundamentais e dos bens de primeira necessidade como o alimento, a água, as condições higiênicas, o trabalho, a possibilidade de progresso e de crescimento cultural. Perante esta miséria, a Igreja oferece o seu serviço, a sua diaconia, para ir ao encontro das necessidades e curar estas chagas que deturpam o rosto da humanidade. Nos pobres e nos últimos, vemos o rosto de Cristo; amando e ajudando os pobres, amamos e servimos Cristo. Mensagem do Papa Francisco para quaresma de 2014)

Que esta quaresma seja o momento forte para que o amor de Deus esteja em nós, através da nossa mudança de vida, e deste modo, o mundo se torna melhor no que se refere a valorização da dignidade humana. Amém

http://www.youtube.com/watch?v=t7u5AZgZqkg

Bacharel em teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.