misericórdia de Deus, através de Cristo, nos abraça


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o segundo domingo da Pascoa, a presença de Cristo vivo em nossa vida, em nossa comunidade, em nossa família e no mundo. Algo de maravilhoso é concedido por Deus através do coração transpassado de Jesus. Nele é derramado bênçãos, amor e misericórdia que nos anima e nos faz caminhar com Ele para o céu. Esse céu estende a todos e para possuí-lo é preciso que sejamos humildes, bons, fraternos, misericordiosos, solidários e compassivos com todos, principalmente com os excluídos e marginalizados desse mundo.

A Igreja, na sua liturgia, vivemos as alegrias da Pascoa, pois nela aprendemos viver a comunidade que se torna nova por causa da cruz e ressurreição de Cristo. Ele nos impulsiona para a missão, pois não há Igreja estática e imobilizada, mas dinâmica que leva Cristo vivo que transformas a realidade de morte para a vida.

As leituras bíblicas nos ajudam a compreender como que é a comunidade que quer viver Cristo.

Nos atos dos apóstolos nos mostra como que a comunidade deve ser e comportar, pois ela está fundamenta em três pilares que são:  a catequese, que é o ensino da doutrina, a caridade que aquece o coração dos que nela estão e a liturgia que é a alma da assembleia que ora no templo para partilha do pão (eucaristia). Uma comunidade assim é luz e testemunho que irradia para todos, mostrando que quando fazemos isso, Jesus estará no meio de todos. Somos a Igreja que se reúne ao redor da mesa da Palavra de Deus e da Eucaristia , unidos como irmãos e irmãs de caminhada para o céu. O céu se constrói com as nossas obras já aqui na terra. (cf.  2,42-47)

Na Primeira carta de São Pedro encontramos um pequeno hino que bendiz a Deus por Ele ter dado a ressurreição a Cristo, pois Jesus ressurge vitorioso após a cruz, sinal de amor incontestável que traz vida em abundancia a todos. Isso traz para todos a esperança em Deus que nos dá a vitória da vida plena. (cf. 1Pd At 1,3-9)

O Evangelho nos apresenta a comunidade dos apóstolos que tem Jesus vivo e ressuscitado no meio deles, pois agora Ele é o centro dela onde irradia amor, paz, partilha, fraternidade e solidariedade. Na comunidade, sem Jesus há medo com  portas fechadas e há hostilidade do mundo de fora. Os apóstolos se encontravam inquietos e sem paz devido as consequência da crucificação que causou a cada um deles, mas Jesus aparece e infunde no coração deles a esperança e a confiança.

O primeiro dia da semana, Jesus dá a Paz, o perdão e sopro do Espirito Santo, pois com esse sopro há o revigoramento da fé que os impulsiona para a missão. Assim, com envio, tornam-se misericordiosos e portadores do Perdão de Deus e anuncio  Jesus vivo, que morreu e ressuscitou para dar o perdão  e vida a todos. O sopro de Jesus dado aos Apóstolos, infundiu-lhes o Espirito Santo que os remete para missão. Esse sopro de Deus nos remete para o inicio da criação, quando Deus cria o Homem e a mulher. Agora, com Jesus somos novas criaturas que podem chegar ao céu se vivermos em comunidade que constrói a fraternidade que nos faz irmãos e irmãs em Cristo (cf. Jo, 19-31).

Assim, meus irmãos e irmãs, devemos abrir as portas do nosso coração e não deixá-las trancadas, ser crédulos sem precisar ver e tocar como fez Tomé e aderir plenamente a Cristo, deixando para traz a pessoa com os padrões errados que não trazem uma verdadeira vida. Que seja extirpado, no nosso meio, toda cultura de morte como egoísmo, materialismo, hedonismo, vícios e tudo que não nos deixam ter vida plena em Cristo. Amém!!



Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.