Veja como será semana da canonização de JPII e João XXIII
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2014, 9H41 MODIFICADO: SEGUNDA-FEIRA, 21 DE 

 

Queridos irmãos e irmãs, que expectativa linda que temos nesta semana, o dia que será proclamado santos o nosso querido papa bom João XXIII e o nosso amado mensageiro da Paz João Paulo II. Nas alegrias da oitava da Pascoa do Senhor, podemos regozijar esses dois homens que souberam seguir Jesus sem querer nada para si, mas simplesmente difundir a genuína mensagem de Cristo, Sabemos que Jesus é para nós o grande salvador e nos enche de graças e alegrias quando estamos com Ele. Jesus nos pede que sejamos bons cristãos, vivendo a Igreja do Pão repartido, do amor ao próximo, da partilha de dons e da solidariedade aos que sofrem e aos que estão marginalizados. Deus é misericordioso e Jesus nos mostra a misericórdia Dele quando somos cristãos autênticos numa Igreja acolhedora e servidora. No Domingo da Misericórdia, os sinos ecoam por todos os cantos da terra, pois teremos mais dois santos que serão estrelas radiantes de luz no Reino de Deus e que todos vendo-os possam ir ao encontro de Cristo que espera cada um de nós. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Da Redação,  com Rádio Vaticano
Uma série de atividades para os fiéis e coletivas com a imprensa estão previstas para semana que antecede a canonização.
Roma receberá milhares de peregrinos para uma semana especial. Estão previstas várias atividades em preparação a Canonização dos dois beatos João XXIII e João Paulo II no dia 27 em Roma.

Dos dias 22 a 26, foram preparadas coletivas de imprensa que terão como tema: a vida dos dois beatos, como por exemplo: Por que eles são santos?; a vida e o ministério petrino de João XXIII e João Paulo II; a intercessão dos dois Beatos e seus milagres; “dois Papas Santos por quem esteve perto deles”; “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II”. Todos serão ministradas na sala de imprensa Vaticana e na sala Paulo VI.

Dia 22, ás 20h30, na Basílica de São João de Latrão – Encontro para os jovens em preparação a Canonização, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini.

Dia 25, às 15h, na Capela São Tomás de Aquino, da Universidade de Tor Vergata (Via Salamanca), é previsto o encontro «Novo humanismo em João Paulo II». Seguido de uma vigília presidida pelo bispo auxiliar de Roma, Lorenzo Leuzzi.

Acontecerão também ao longo da semana, diversos encontros, celebrações, missas e vigílias. Entre elas uma missa dia 26 às 18h na Basílica São João de Latrão, onde João XXIII iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e depois foi sua catedral como Bispo de Roma.

E no mesmo dia a partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas onde será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília com passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.

Para melhor participação de todos os peregrinos, as igrejas do centro de Roma, estarão organizadas por idiomas. E para acolher os peregrinos de língua portuguesa, esse momento de oração será na Igreja Santa Anastásia na Piazza di Sant’Anastasia.

E dia 27, domingo, às 10h na Praça de São Pedro, será presidida pelo Papa Francisco a Santa missa de Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. E logo, em seguida, às 12h a oração Regina Coeli.

Finalizando as atividades da semana e a festa das canonizações, dia 28 segunda-feira, às 10h será celebrada uma Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco, na Cidade do Vaticano.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.