Domingo da Ascensão do Senhor


Queridos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra a festa da Ascensão do Senhor ao Céu, isto significa que a missão de Jesus chega ao final na Terra e tem inicio a missão da Igreja Dele com todos os seus batizados. Agora cada um de nós tem a missão de testemunhar Jesus ressuscitado a todos com palavras e ações, para que todos encontrem em Cristo a razão da vida e do bem que devemos fazer.

Nesse domingo celebramos 48º Dia mundial das Comunicações Sociais, que tem como lema "Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro". A mensagem do nosso Papa Francisco nos faz lembrar da importância dos meios de comunicação de massa como ferramenta eficaz para levar o Evangelho de Cristo em todos os cantos da Terra.Ele nos exorta dizendo: "Podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros e renovar a unidade da família humana..."
papa.cancaonova.com/mensagem-do-papa-para-48o-dia-mundial-das-co...

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a despedida de Jesus em Jerusalém e nos mostra de modo que vai comportar os membros da Igreja no mundo. Aqui vemos a vinda do Espirito que vai ajudar todos que seguem Jesus a dar testemunho Dele em todos os lugares até os confins da Terra. Isto é que vai dar o dinamismo da Igreja e ela torna visível a bondade de Deus, sendo uma Igreja do serviço e do amor a todos. (cf. At 1,1-11)

Na carta de São Paulo aos Efésios nos deparamos com a interpretação dele da Ascensão do Senhor a glorificação de Cristo e o anuncio feliz de toda humanidade para Deus, que é a meta de todos nós. Como que podemos vivenciar isso e que esta verdade seja real para todos? A resposta é que devemos ser coerentes nas ações e participantes da comunidade cristã a onde podemos colocar os dons e talentos a serviços de todos sem que privilégios para si. (cf. Ef 1,17-23)

O Evangelho de Mateus nos narra a Aparição Pascal de Jesus na GALILÉIA. Isso mostra o poder que Jesus teve e esse foi dado pelo Deus, seu Pai para salvar a humanidade decaída pelo pecado. Antes de ir para o céu, Jesus dá uma missão aos discípulos e a todos nós também, quando Ele mesmo diz: "IDE e fazei discípulos meus todos os povos;..., mas não nos deixa só nesta empreitada e promete que vai ficar conosco até o fim dos tempos. É Isso que nos encoraja para missão de evangelizar o mundo e o nosso arredor, mas para que isso aconteça precisamos estar intimamente ligados a Cristo que nos libertou de tudo que nos impede de vivermos uma vida plena em Deus. Nossa vida é marcada para sempre a Jesus e Ele conta conosco para que demos testemunho do seu projeto salvífico a humanidade. (cf. Mt 28,16-20)

A nossa pratica cristã deve ser resposta do nosso compromisso batismal, pois fomos chamados a ser discípulos de Cristo, renovando o mundo na beleza e na graça de Cristo. Se isso acontecer, algo maravilhoso acontece em todos os lugares, pois o bem vai ser espalhado em todos os lugares, aniquilando de vez o mal e as armadilhas dele que nos imobilizam para agir em favor da vida e de todos que precisam. Nós fomos selados na Trindade, que é Pai, Filho e Espirito Santo, e essa verdade se traduz na vida de santidade que devemos ter na família, na sociedade e na Igreja de Cristo no mundo.

Assim, todos nós agiremos para transformar a realidade de morte para a de vida plena. A palavra de Deus e a Eucaristia, que é presença real de Cristo na hóstia santa, nos impelem para essa missão nesse mundo em vista da construção do Reino de Deus na justiça, no amor-perdão, na misericórdia e solidariedade para com todos. Somos vencedores em Cristo e a morte não nos assusta mais, pois Jesus vive e está no meio de nós que participamos do seu pastoreio na Igreja para o mundo . Amém


Jose Benedito Schumann Cunha, (graduado em Filosofia e Teologia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.