A nossa missão de cristão deve ser completa

Sagrado Coração de Jesus / Arqrio

Queridos irmãos e irmãs, celebrar a vida em comunidade é dar ação de graças ao Deus da vida que nos chama a serem seus discípulos e discípulas, pois a missão de Jesus foi completa na Terra. Ele veio e se despojou totalmente a favor da humanidade, ensinando o bem, fazendo milagres, e dando a sua vida na cruz onde o amor se doou de modo pleno. E hoje de modo especial estamos reunidos aqui para celebrar a novena em preparação a Festa aos Sagrados Corações de Jesus e  Maria.

MiniaturaSabemos que Maria foi e é o sacrário vivo de Jesus, pois ela nos mostra Jesus para que possamos adorará-Lo. Maria tem um papel muito importante na Igreja, pois ela é a serva humilde e obediente que soube entender o plano de Deus para salvar a humanidade e foi por isso que ela deu seu sim a esse projeto em Cristo, seu filho. Jesus na cruz, mesmo morrendo com sofrimento algoz, nos deu ela como mãe na pessoa do seu apostolo João que depois a levou para sua casa e cuidou dela. Maria, olhe por nós sempre e não nos deixa afastar da Igreja, da comunidade e de tudo que nos leva para o céu.

Assim, Jesus ressuscitado nos ensina o caminho que devemos percorrer junto com Ele com todos os irmãos e irmãs de caminhada. É na comunidade que aprendemos a servir com alegria a todos, principalmente os mais fracos, os doentes e os excluídos de nossa sociedade.

No livro dos Atos dos Apóstolos, temos esta declaração de Paulo que não poupou a sua vida a ser verdadeiro missionário de Cristo nesse mundo. Ele dá testemunho do que ele fez e não foi fácil, sofreu muito por causa de Cristo e do Evangelho. Tudo Ele fez para que todos conhecessem a verdade que salva, que é Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ele, Paulo, sabia que o projeto de Deus é de salvar a todos, mas é preciso que ele seja missionário Dele e da Palavra de Deus, mesmo arriscando a sua própria vida para que haja conversão a Deus de todos que estão dispostos a ouvir e seguir Cristo. Esse foi o trabalho de Paulo e nós somos convocados a fazer o mesmo hoje em nossa família, em nossa comunidade e em todos os lugares em que estivermos.

Então, sejamos missionários do Sagrado coração de Jesus e de Maria, anunciando amor de Deus misericordioso que nos ajuda a caminhar nesta vida. Onde tem Jesus há a presença materna de Maria que nos aconchega e nos leva ao seu filho para poder usufruir das maravilhas que Deus tem preparado para todos nós.

Antes de Jesus ir para junto do Deus Pai, Ele ora por todos que seguem e ouvem a sua voz que chama para estar em comunhão com Ele. Na vida somos testados e confrontados com o mal e com a cultura da morte, mas Ele reza para que fiquemos firmes, então Jesus reza por todos nós e o Evangelho de São João registra essa oração que ficou conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus.

Jesus inicia esta oração rezando por si mesmo, pois estava chegando o momento da sua paixão e desse modo Ele estava preparando para sofrer. A Missão de Jesus que Deus lhe deu foi cumprida plenamente, pois Ele manifestou a vontade de Deus a todos e sua mensagem foi acolhida e muitos o reconheceram como o enviado do Pai. Ele não esquece dos que ouviram e creram nas suas palavras, pois a sua gratidão e zelo é para todos que querem estar com Ele. 

Jesus é o pastor que nos conduz e nos permite estar com Ele, nos dando esperança, amor e vontade de trabalhar pela causa do Reino de Deus já entre mesmo entre perseguições, sofrimentos e morte. (cf. Jo 17, 1-11ª)

Assim, queridos irmãos e irmãs, não podemos temer nada no nosso trabalho missionário na comunidade onde todos têm o seu papel definido e peça sempre a ação do Espirito Santo que dá força, coragem e esperança no Deus da vida. Que os sagrados corações nos fortaleçam nos nossos trabalhos diários. Amém



Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e em Teologia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.