Onde está Cristo está a sua Igreja




Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a liturgia desse 21º Domingo do Tempo Comum nos apresenta dois temas de real importância para nós cristãos, que é Cristo e a sua  Igreja. A Igreja tem o fundamento em Cristo que estabeleceu na fé de Pedro e ela prevalece há quase dois mil anos entre nós. A Igreja foi fundamental nos alicerces da civilização ocidental em que vivemos. Graça a ela temos muitas escolas e universidades, descobertas cientificas com ética cristã, hospitais, asilos, orfanatos, sanatórios etc. Ela está no mundo e tem a garantia do selo de Cristo que nunca a deixa só.

No livro do Profeta Isaias, temos claro da pessoa que se tornava ministro da casa com recebimento da chave do Palácio Real. Esta pessoa era Eleaquim e podemos dizer que na pessoa dele temos a figura de Pedro, que recebe de Cristo o poder das chaves da Igreja, tornando-se o primeiro papa e hoje esta pessoa está representada no Papa Francisco. Isso é importante para nós entendermos a Igreja que está descrita no evangelho de hoje, pois Jesus dá esse poder a ela de dirigir, governar e orientar o Povo de Deus na sã doutrina. Assim, A Igreja é guardiã da Palavra de Deus. (cf. Is 22,19-23)

Na carta de São Paulo aos romanos podemos ter o contato e contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a ciência de Deus na historia de salvação da humanidade em Cristo, o único mediador, mas que deixou a Igreja para ser seu intercessor, pois onde ela liga será ligado e onde se desliga será desligado. Deus quer e deseja que o homem conheça o seu projeto de salvação, mas a exigência é crer e aderir a Ele com fidelidade e espirito de serviço. (cf. Rm 11,33-36)

No Evangelho de Mateus, nós deparamos Jesus que entrega as chaves da Igreja após a adesão da confissão dos apóstolos quando reconhece que Jesus é o Messias, o filho de Deus que vem trazer a salvação para todos. Agora temos a nitidez de dizer que a Igreja é a comunidade de pessoas que tem a fé em Cristo e ela se faz na pessoa de Pedro. Temos nesse evangelho o aspecto cristológico e eclesiológico da Igreja.

O primeiro é o reconhecimento de todos em Cristo e na confissão de fé Nele; e o segundo é a Igreja que se faz comunidade viva na profissão de fé de Pedro em Cristo quando ele diz: Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo. Portanto, com essa clareza e postura de Pedro diante de uma indagação de Cristo que pergunta quem era Ele para eles, e desse modo, Pedro e seus sucessores receberam a dignidade de governar a Igreja e confirma-la na fé em Cristo. (cf. Mt 16,13-20)

É isso que vemos hoje, a Igreja está nas mãos do nosso Papa Francisco, sucessor de Pedro, que está confirmando a nossa fé em Jesus. A Igreja caminha na unidade e promove todos para ouvir a Palavra de Cristo e celebrar a Eucaristia

Que esta liturgia nos ajude a sermos membros ativos da Igreja e sermos fiéis a ela, obedecendo os seus ensinamentos , na voz do seu Magistério, para que caminhemos sem medo de errar e ficarmos seguros na doutrina de Cristo para alcançarmos a verdadeira liberdade e vida que se culminarão no céu.

Tudo por Jesus nada sem Maria!


Jose Benedito Schumann Cunha ( Bacharel em Teologia e graduado em Filosofia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.