Quem crê em Cristo não pode temer nada


Queridos irmãos e irmãs, estamos no 19º Domingo Comum, a liturgia é o momento muito especial para nós cristãos de ter um encontro com Deus na sua Palavra que nos ilumina e na Eucaristia que nos faz forte na caminhada de fé no mundo. Se quisermos ter um encontro pessoal com Jesus é somente no amor e na fé em Cristo ressuscitado. Hoje, também estamos celebrando, dia dos pais e quero desejar a todos um dia de encontro em família onde irradia paz, compreensão e amor.

Hoje nós tivemos a oportunidade de ter contatos com as leituras bíblicas e elas nos contemplam com cenas muito bonitas.

No livro do 1 Reis, nós podemos entender e compreender que Deus vem a nós não de modo brusco, barulhento e violento, mas como de uma brisa suave que nos anima e nos dá um ar de frescor trazida pela presença de um Deus conosco. O contexto desta passagem está nas lidas de  Elias, que estava cansado e perseguido por causa da sua missão de profeta de Deus. Ele está sendo procurado por Jesabel para matá-lo. Ele vai para o deserto a caminho do Monte Horeb, onde Moisés se encontrava com Deus, isto é era um lugar de encontro de Deus com o homem.

Como que Elias imaginava o encontro com Deus? Nós ouvimos que seria através de um vento forte, de um terremoto, de fogo, mas Deus não se encontrava em nenhuma dessa situação adversa ao homem. Deus estava através de uma brisa suave que toma conta de todo o lugar e dava a Elias um momento bom para com Deus que vem para ajuda-lo a fortalecer na esperança de um Deus que não fica ausente em mundo hostil a Ele. Deus se manifesta no humilde, na paz, na solidariedade e na fraternidade que geram amor e perdão com todos. (cf. 1Rs 19,9a.11-13)

Paulo, na carta aos romanos nos fala que Deus se revelou ao ser humano, oferecendo a todos  uma proposta de Salvação, mas o seu povo infelizmente a rejeitou. Sabemos que a proposta de Deus é livre e para todos, nós somos devemos aderi-la, pois é única que dão verdadeira liberdade e dignidade a pessoa humana. (cf. Rm 9,1-5)

O evangelista Mateus, nos mostra o poder de Deus, na sua presença, Ele dá serenidade que tranquiliza a todos. Jesus envia os seus discípulos a uma missão que estava na outa margem do Mar. Isso mostra que devemos ir às preferias e atrás daqueles que estão sós sem nenhuma perspectiva nesse mundo para salvá-los em Cristo. Jesus, um homem de oração, cansado, vai ao monte para orar. Os discípulos navegam a noite  e isso simboliza a angustia, apreensão e medo.

A barca estava no mar agitado e que se apresentava um perigo iminente, mas Jesus vai ao encontro deles sobre o mar, mas quando O vejam, não O reconheceram e acharam que Ele era um fantasma. Jesus os encoraja: "Coragem, SOU EU, não tenham MEDO". Pedro o desafia: "Se és Tu, manda-me caminhar sobre as águas". Mas, ele foi e ficando com medo começou a afundar e gritou por socorro a Jesus. Então Jesus estendeu a mão a Ele e disse: homem de pouca fé. Na barca, todos adoraram Jesus, reconhecendo o seu poder, dizendo: "Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus". (cf. Mt 14,22-33)

Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus estava longe, em oração e os discípulos no mar, então eles depararam com uma trajetória difícil, mas quando Jesus chega à serenidade acontece e paz é duradoura a todos. Que esta liturgia nos ajude que nos momentos de dificuldades e adversas que as vezes o mundo de hoje nos apresenta de modo hostil, injusto e desleal, devemos acorrer a Jesus e estar na sua presença. Jesus é o nosso porto segura e nos dá coragem porque Ele é um Deus conosco. Amém!! Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia e Filosofo pela PUC/MG

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.