Quem é essa Mulher? Ela é a preferida de Deus

por José Benedito Schumann Cunha

jbscteologo@gmail.com


Queridos irmãos e queridas irmãs no Amor de Deus e na Graça de Cristo... Hoje é um dia muito especial para todos nós, pois celebramos a Festa da Assunção de Nossa Senhora. Isso é um dogma de fé que deve ser considerado como verdade absoluta. Quem declarou esse dogma foi o papa Pio XII em 1950. Assim foi declarado. "É dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus, a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial".

Se for ver a história da Igreja, vemos que esta FESTA da Assunção é bem mais antiga. No início, era a Festa da "Dormição" de Maria (não se fala de morte) e da transferência de seu corpo para o paraíso. Mas a Igreja de Jerusalém já fazia nessa época uma procissão ao túmulo de Maria.

No Livro do Apocalipse, vemos Maria, e podemos, sem duvida, tê-la como imagem da Igreja. Ela é a Mãe da Igreja, que é gerada na dor de uma realidade nova para a humanidade, pois ela estava em pé diante da cruz redentora de Cristo, que vence o mal com sua morte.

A figura da mulher coroada com 12 estrelas na cabeça representa a comunidade das 12 tribos de Israel. Agora, para nós, essa Mulher é Maria, a mãe do Messias, que vem trazer Jesus em nosso coração. (Cf. Ap 11, 19a; 12, 1-10ab). E como Maria participa na vitória de Cristo sobre o mal, de modo admirável, ela é corredentora, pois ela nos leva a Jesus.

Na Primeira Carta aos Coríntios, Maria, é  a nova Eva e Jesus é o novo Adão. Maria é a mulher singular, pois é um sinal para todos de esperança que renova a humanidade. Ela é mãe do Redentor que traz dignidade a todos e nos habilita para o seu Reino de amor, justiça e paz. Se pensarmos bem, a Assunção é a certeza da nossa Ressurreição e isso é para todos que aderem a Cristo em uma vida de comunidade onde tudo se faz serviço aos irmãos e irmãs de caminhada de fé no Cristo vivo, principalmente os que mais precisam. (Cf. 1 Cor 15, 20-27).

O evangelista Lucas nos mostra Maria, a Mãe de todos que creem e querem seguir Jesus, o seu filho amado, pois ela creu nas palavras do anjo referente à sua maternidade divina. Ela é Cheia do Espírito Santo, e proclama com fé a Deus que vem salvar a humanidade toda. Maria pronuncia palavras de fé e de esperança no Deus da vida, agora todas as gerações a chamarão de bem-aventurada, pois creu na Palavra do Senhor! Nós devemos deixar Deus conduzir a nossa vida e ter Maria, nossa Senhora, a mãe do Senhor como auxiliadora que nos leva a Jesus sempre.

Assim, Maria é sinal da bondade de Deus para com a humanidade que quer seguir os passos de Cristo. Ela é a humilde serva de Deus que faz a vontade de Deus na sua vida e nos dá um grande presente que é seu Filho para salvar a humanidade toda. Esse presente é para todos que querem seguir coerentemente o Evangelho de Cristo que gera no nosso coração ao mor que constrói ponte de fraternidade, de solidariedade, de amor, de partilha, de justiça que traz a paz  e de perdão que regenera a todos. Tudo por Jesus nada sem Maria (Cf. Lc 1, 39-56).


Amém!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.