Nossa Senhora Aparecida, a mãe solidaria de todos


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, a nossa querida Padroeira do Brasil e o dia das crianças. Sabemos quem tem uma mãe por perto é uma grande dadiva, Jesus teve Maria como mãe e quis, no calvário, dá-la a nós como mãe e ela sempre intercede a Jesus por nós. 

Esta devoção à Maria, no titulo de Aparecida, começa lá pelos anos de 1717. Isto já há quase 200 anos. A imagem dela surge em um momento crucial da historia dos pescadores do rio Paraíba, pois se não trouxesse peixes para os poderosos haveria um grande castigo para aquele povo sofrido. O rio não estava para peixe, mas os pescadores foram pescar e o povo ficou a rezar, mas a surpresa aconteceu em duas lançadas de rede, pescaram as duas partes da imagem que compõem a imagem de 
Nossa Senhora da Conceição e que está na Basílica de Aparecida. Após isso, houve uma pesca milagrosa e a partir daí os milagres acontecem até hoje. Deus, através da intercessão a Maria, a mãe de Jesus, tem derramado muitas bênçãos e graças ao povo que recorre através dela  com fé.

A liturgia de hoje nos mostra a figura de Ester, a mulher vestida de sol e de Maria nas bodas de Caná. Todas estas passagens nos remetem a presença carinhosa de alguém que defende, auxilia e intercede pelo povo que passa por necessidade.

No livro de Ester, temos a presença desta judia jovem, que intercede ao povo judeu para que o Rei salvasse a vida deles e por causa da simpatia dela, o rei a atendeu e assim o povo se livrou da morte. Quantas pessoas nesse mundo nos ajudam a ter vida, procurando ser voz daqueles que correm perigo de vida. (cf. Est 5,1b-2;7,2b-3)

No livro do Apocalipse nós encontramos a figura da mulher que apareceu no céu. Isso nos remete ao povo de Deus, a comunidade cristã e a Maria que é a Mãe da Igreja. Sabemos a comunidade recém-nascida é a Igreja e Maria é o símbolo da Igreja nascente, pois ela está ligada a Cristo, nosso redentor e salvador. (cf. Ap 12, 1.5.13ª.15-16ª)

No evangelho de São João, temos a presença de Maria, na festa de casamento, junto a Jesus com seus discípulos. Percebemos que Maria indica o caminho que nos leva a felicidade plena que é Jesus. Na festa vem faltar o vinho, Maria percebe a aflição dos noivos e ela vai ao encontro de seu filho para que seja solidário nisso. Não tem mais vinho e ela pede aos servidores para que vá a Jesus e fazei tudo que Ele vos disser. Esta atitude de obediência e serviço, o milagre acontece, pois a água se torna vinho de boa qualidade. (cf. Jo 2,1-11) 

Assim, acontece conosco, quem tem Maria percebe que ela toma para si as nossas aflições e vai a Jesus para nos socorrer de nossas necessidades temporais e espirituais. Um pedido de Maria a Jesus é atendido e o milagre acontece em nossas vidas.

Que esta liturgia nos ascende cada vez mais a nossa fé em Cristo e na Igreja para que sejamos porta vozes de vida a todos. Que as famílias entendam a sua missão e que as nossas crianças sejam protegidas. Que a vida seja sempre vitoriosa e que o aborto, o descaso ao pobre, ao doente e ao idoso e todo tipo de violência sejam eliminados do nosso meio. Amém!

Tudo por Jesus nada sem Maria!



(Bacharel em teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.