Queridos irmãos e irmãs em Cristo, no domingo passado vimos a importância da Palavra de Deus para o Povo de Deus e a proclamação do livro de Isaias por Jesus, mostrando a missão Dele como libertador e salvador na força do Espirito Santo. Deus precisa de missionário da sua Palavra para que ela seja proclamada para toas as pessoas. Os profetas são portadores da Palavra de Deus para que o mundo acerte os passos em sintonia com a vontade de Deus.

Estamos hoje celebrando o 4º Domingo do tempo comum e a liturgia nos fala de dois profetas que sentiram a rejeição e o desprezo por estar fiéis a missão que lhes é confiada. 
No livro do profeta Jeremias nos fala dele que é considerado o profeta das nações. No inicio ele recusa a missão que Deus lhe queria dar. Então Jeremias assim fala: "Eu não sei falar... sou apenas uma criança...", mas Deus não desiste e insiste para que ele aceite a missão que Ele quer lhe dar. Deus assim fala: "Antes de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Não tenhas medo, não conseguirão te vencer, estarei contigo para te livrar".

Assim, Jeremias aceita e foi um grande exemplo de disponibilidade e serviço da Palavra de Deus. O aparente fracasso faz com que ele lamente, mas Deus nunca o abandonou na misso que ele esta a cumprir. Nós não devemos desanimar nunca na missão que Deus nos der. (cf. Jr 1,4-5.17-19)
São Paulo na sua carta aos Coríntios nos exorta para vivermos a caridade que é a permanente porque se situa em Deus plenamente porque Deus é amor. Ele nos mostra o hino de amor e que nos alerta que sem amor nada tem sentido. A missão não pode ter interesse pessoas, mas fazer a vontade de Deus na experiência do amor incondicional que Deus tem para com todos. (cf. 1Cor 12,31-13,13)

O evangelista nos mostra Jesus, o grande profeta de Deus, sendo rejeitado pelos seus em Nazaré. Ate o profeta não é bem recebido em sua terra natal. Ele o rejeitaram porque o conheciam a sua família e Ele, mas esse conhecimento não os levou para acreditar na missão de Jesus no mundo, que é de levar a Boa nova do Reino de Deus. Jesus não faz milagre lá porque é preciso adesão a Ele e ainda comprometer com a vontade de Deus numa vida plena de amor e justiça de Deus. (cf. Lc 4,21-30)

Nós devemos procurar Jesus porque Ele é Deus e também querer fazer a sua vontade em nossa vida e de todos os nossos irmãos cumprindo a missão evangelizadora que devemos fazer para melhorar o mundo. Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários da Palavra de Deus sem temer as oposições e reações negativas daqueles que não querem ouvir para que a nossa missão tenha bom êxito. O mundo precisa de bons missionários, pois Deus nunca nos abandonará.

Tudo por Jesus nada sem Maria.
Louvado Seja Jesus Cristo. 

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.