https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwi5y9PR8ffKAhUGFJAKHc96ChkQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Ftrindade.org%2Fdrupal%2Fnode%2F197&psig=AFQjCNEvF18qBeXD11AU9xyaVgts6tROSA&ust=1455561057961392
:
As tentações do mundo hoje: poder, materialismo e prestigio

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o Primeiro Domingo da Quaresma. È um tempo de grande valia para nós para que possamos ser renovados pelas praticas quaresmais que são a oração, o jejum e a caridade para com os que precisam. Isso é muito bom para a nossa renovação em vista da Pascoa do Senhor que vamos celebrar depois desse período de mudança interior de nossa vida.

Liturgia bíblica desse domingo  nos mostra como que as tentações nos impedem para o nosso renascimento e libertação pessoal e comunitária. O caminho da renovação de nossa vida está em seguir os passos de Jesus para sermos fieis ao Deus vivo e verdadeiro.

No livro de Deuteronômio  nos mostra como que a idolatria atrapalha a caminhada do Povo de Deus. Naquela região havia religiões que praticavam a idolatria, uma forma fácil de se comportar diante de Deus. Deus já tinha dado prova da sua fidelidade ao seu Povo diante das dificuldades que eles experimentaram na saída do Egito para a terra prometida que Deus está propondo a todos eles. Moises pede ao Povo fidelidade a Deus como a renovação dos compromissos da Aliança que Deus fez com eles.

A prova disso seria dar a Deus os primeiros frutos da colheita que era a demonstração e gratidão que eles reconheciam que tudo procede Dele. Hoje nos devemos reconhecer que Deus é o principio e o fim de todas as coisas que acontecem em nosso meio. Nada é fora de Deus para nós. (cf. Dt 26,4-10)

Na carta aos romanos nos alerta para a nossa realidade e êxito na vida, pois esta é a tentação de achar que a salvação e as outras coisas que acontecem conosco são obras de nossas mãos, esquecendo que dom dado a nós por Deus. Precisamos converter a Jesus e reconhecê-lo que Ele é o nosso salvador. Isso se dá com o nosso coração aberto ao Deus da vida , seguindo Jesus. (cf. Rm 10,8-13)

O evangelista Lucas nos mostra que após o Batismo, Jesus esteva 40 dias no deserto em atitude de oração e Jejum. É o momento de revisão pessoal e nos faz recordar o tempo que o Povo de Deus ficou no deserto após êxodo do Egito rumo a terra prometida por Deus ao Povo. O deserto é o lugar que podemos estar com Deus para renovar a nossa vida, libertando de tudo que nos atrapalha a sermos felizes de verdade nesse mundo rumo ao céu.

A tentação que Jesus sofreu no final  que foi o poder,  o prestigio do ter e   fome de pão nos fazem pensar que também acontece conosco. Jesus venceu todas através da firmeza da palavra de Deus que Ele tinha e da sua fidelidade a Ele. Jesus nos ensina como vencer também a tentação que impede nos termos a verdadeira libertação através da oração, da fé em Deus e da caridade. (cf. Lc 4,1-13)
Que esta liturgia nos ajude a libertar e fazer das práticas quaresmais meios frutuosos para a nossa vida de intimidade com Deus e com os nossos irmãos de fé como uma renovada vida espiritual e comunitária com todos. 

Tudo por Jesus nada sem Maria.


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.