A barca  é a Igreja, o peixe é os homens e refeição é a eucaristia



Queridos irmãos e irmãs, estamos já Terceiro Domingo após a Pascoa do Senhor, pois onde está Jesus e a sua Igreja vamos ter vida em abundancia. A Igreja é uma comunidade viva que tem uma missão na terra que é ser sinal do testemunho que Jesus está vivo e colocar em pratica as verdades que Jesus iniciou com seu projeto de vida. Que projeto é esse? É o projeto libertador que não fica agarrado com os sistemas políticos, econômicos e religiosos que em vez de trazer uma redenção ao homem, mas traz uma dependência que escravizam todo tecido social..

A Igreja de Cristo quer ser o sinal desse Deus vivo que quer que todos tenham vez sem excluir ninguém. O norte disso será a Sua Palavra que nos revigora e a eucaristia que nos dá força para trabalhar com a justiça, com a verdade, com a misericórdia, com o amor e com o perdão.

No livro dos Atos dos Apóstolos temos esse grande testemunho de Pedro no Sinédrio, que é o lugar onde se faz o poder e o destino do povo. Pedro não tem medo de dizer que Jesus está vivo e ressuscitado, pois a condenação injusta e nem a morte não foram capaz de acorrentar Cristo. É o Kerigma cristão primitivo que nos enche de coragem e vontade de superar todas as dificuldades e mazela de nossa vida.
Ele afirma que é melhor obedecer a Deus do que os homens. Isto quer nos dizer que se for para defender a verdade e o bem não devemos temer as leis injustas e o poder dissimulado dos maus. Eles sofreram na carne, mas se sentiram felizes porque foi pelo nome de Jesus e foram dignos desse sofrimento. (cf. At 5,27b-32.40b-41)

No livro do Apocalipse de João mostra-nos e faz ressaltar para nós a Soberania universal de Cristo Ressuscitado, que venceu a morte e a sua vitória trouxe a toda humanidade até hoje a libertação definitiva. Tudo glorifica o cordeiro que estava morto agora vive para sempre. Cabe a nós tomar posse dessa verdade que não se apaga na historia de todos os tempos. Queira ou não queira, a certeza é Jesus é o Senhor de toda terra e do universo visível ou não. (cf. Ap 5,11-14)
O evangelista São João nos mostra a 3ª aparição de Jesus vivo e ressuscitado aos apóstolos. Essa presença de Cristo no mar de Tiberiades enche os presentes de muita alegria. Agora deve revigorar a fé para ser pescador de homens como o mesmo zelo que eles tinham quando iam para pescar. A pesca sem Jesus é nula, a noite é ausência da luz, o envio de Jesus a eles dá uma nova pescaria que traz abundância.  

É o sinal que eles iam trabalhar na seara de Cristo e trazer muitos para a Igreja e essa é a nossa missão hoje. A igreja é o lugar da refeição: vide e coma. A partilha se faz com todos e ninguém se exclui da mesa de Jesus. A eucaristia nos fortalece para a missão na Igreja e no mundo. O dialogo de Jesus a Pedro se ele o ama e foram três vezes para significar que o amor deve superar ao comodismo de amar alguns, mas a todos sem distinção de religião, de raça ou de nação. (cf. Jo 21,1-19)

Devemos quebrar todas as barreiras que impedem de amar a todos de coração, na misericórdia e no perdão. Que esta liturgia nos ajude a ter o peixe e nos ensine a sermos mais fraternos com todos. Amém. Tudo por Jesus nada sem Maria!


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.