Angelus: "Zaqueu o coletor de impostos "



Queridos irmãos e irmãs, hoje temos esta passagem do Zaqueu que é acolhido no coração misericordioso de Jesus. Zaqueu era pecador e sabia que era difícil ver Jesus de modo normal devido a sua condição de explorador do povo; Mas ele resolve ver Jesus, sobe a uma arvore e de lá observa Jesus que passava com uma grande multidão. Jesus vê e olha aquele esforço daquele pequeno homem, mas com coração sedente de olhar Jesus; Jesus fala: Zaqueu hoje devo ir à sua casa. Nela estava pronta uma  refeição e Zaqueu se converte e muda de vida. A sua vida torna-se outra, pois o próprio Cristo diz: a salvação entrou nessa casa. O que fazer para ter a salvação de Jesus em nossa vida? Esta pergunta invade os nossos corações e a resposta é simples, isto é, voltar para Deus e mudar de vida. Fazer o bem e se arrepender completamente. recompensar as pessoas que fizemos mal e começar uma nova vida. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)

Publicado por ZENIT Staff em 30 de outubro de 2016

Aqui é uma tradução ZENIT do endereço Papa Francisco deu hoje antes e depois de rezar a oração mariana do Ângelus com os congregados na praça de São Pedro.

Angelus: 

Antes do Angelus

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje apresenta um evento que aconteceu em Jericó, quando Jesus chegou à cidade e foi recebido pela multidão (cf. Lucas 19: 1-10). Zaqueu, chefe dos publicanos "", isto é, dos coletores de impostos, viveu na cidade. Zaqueu era um colaborador rico dos ocupantes romanos odiados, um explorador de seu povo. Ele também, por curiosidade, queria ver Jesus, mas sua condição de pecador público não permitiu que ele se aproximar do Mestre; Além disso, ele era pequeno em estatura, então ele subiu numa figueira, ao longo da rua onde Jesus estava a passar.

Quando Jesus chegou perto daquela árvore, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa, 
para que eu fique hoje em tua casa. "(v. 5). Podemos imaginar surpresa de Zaqueu! Mas por que Jesus disse que "deve ficar em tua casa"? O que era seu dever? Sabemos que o seu dever supremo foi realizar o plano do Pai para a humanidade, que foi cumprida em Jerusalém com sua condenação à morte, Crucificação e, no terceiro dia, Ressurreição. É o plano de salvação de misericórdia do Pai. E, neste plano, há também a salvação de Zaqueu, um homem desonesto desprezado por todos e, portanto, na necessidade de conversão. Na verdade, o Evangelho diz que, quando Jesus o chamou, "eles começaram a murmurar, dizendo:" Ele tem ido para ficar na casa de um pecador. " (V. 7). As pessoas vêem nele um vilão, que enriqueceu-se na pele de seu vizinho. E se Jesus tivesse dito: 'Desce, explorador, traidor do povo! Vem falar comigo para liquidar as contas! ' Sem dúvida, as pessoas teriam aplaudido. Em vez disso, eles começaram a murmurar: "Jesus vai a sua casa, a de um pecador, de um explorador.

Liderados por misericórdia, Jesus, de fato, o procuravam. E quando Ele entrou na casa de Zaqueu, Ele disse: "Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este homem é um descendente de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido "(vv. 9-10). O olhar de Jesus vai além pecados e preconceitos - e isto é importante! Devemos aprender isso. O olhar de Jesus vai além pecados e preconceitos; Ele vê uma pessoa com os olhos de Deus, que não se limita a mal passado, mas percebe o bom futuro; Jesus não se resigna a encerramentos, mas sempre aberta, sempre abre novas áreas da vida; Ele não parar em aparências, mas olha para o coração. E aqui, Ele olhou para o coração ferido deste homem: ferido pelo pecado de cobiça, pelas muitas coisas ruins Zaqueu tinha feito. Ele olha para que o coração ferido e vai para lá.

Às vezes nós procuramos corrigir e converter um pecador por repreendê-lo, reprovando-lhe os seus erros e seu comportamento injusto. A atitude de Jesus com Zaqueu nos mostra uma outra maneira: o de mostrar um em erro o seu valor, esse valor que Deus continua a ver, apesar de tudo, apesar de todos os seus erros. Isso pode causar uma surpresa positiva, o que torna o concurso coração e leva a pessoa a trazer para fora a bondade que ele tem em si mesmo. Trata-se dando confiança indivíduos, o que os faz crescer e mudar. Deus se comporta dessa maneira com todos nós: Ele não está bloqueada pelo nosso pecado, mas supera-lo com amor e nos faz sentir nostalgia do bem. Todos nós já sentimos essa nostalgia para o bem depois de um erro. E Deus nosso Pai, age assim, e em seguida, Jesus age. Não há nenhuma pessoa que não tem algo de bom. E Deus olha para isso para trazê-lo para fora do mal.

Que a Virgem Maria nos ajude a ver o bom existe nas pessoas que encontramos todos os dias, de modo que todos são incentivados a ter surgir a imagem de Deus impressa em seu coração. E assim somos capazes de alegrar-se em surpresas da misericórdia de Deus! Nosso Deus, que é o Deus de surpresas!

[Texto original: italiano] [Tradução realizada por Zenit]
Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs, proclamada Beata ontem em Madrid foram Jose Anton Gomez, Antolin Pablos Villanueva, Juan Rafael Mariano Alcocer Martinez e Luis Vidaurrazaga Gonzalez, mártires, mortos na Espanha no século passado, durante a perseguição contra a Igreja. Eram padres beneditinos. Louvamos ao Senhor e confiar à sua intercessão os irmãos e irmãs que, infelizmente, ainda hoje, são perseguidos por sua fé em Cristo em várias partes do mundo.

Eu expresso a minha proximidade às populações da Itália central afetadas pelo terremoto. Houve um forte tremor também esta manhã. Rezo pelos feridos e pelas famílias que sofreram grandes danos, bem como para o pessoal envolvido no resgate e assistência. Que o Senhor ressuscitado dar-lhes força e pode Nossa Senhora protegê-los.

Saúdo carinhosamente todos os peregrinos da Itália e de vários países, em particular os de Ljubliana (Eslovénia) e de Sligo (Irlanda). Saúdo os participantes na peregrinação mundo dos cabeleireiros e esteticistas, a Federação Nacional de Procissões histórico e Jogos, os grupos de jovens de Petosino, Pogliano Milanese, Carugate e Pádua. Saúdo também os peregrinos da UNITALSI da Sardenha.

Nos próximos dois dias, eu vou empreender uma viagem apostólica à Suécia, por ocasião da comemoração da Reforma, que vai ver católicos e luteranos reunidos em recordação e oração. Peço a todos a rezar para que esta viagem é uma nova etapa no caminho da fraternidade à plena comunhão.

Desejo-lhe um domingo feliz - há um belo sol ... - e Festa de Todos os Santos feliz. E por favor, não se esqueça de orar por mim. Tenha um bom almoço e até breve!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.