Com Ascensão de Jesus, nós devemos, como cristãos, continuar a missão da Igreja


Queridos irmãos e irmãs, hoje a Igreja está celebrando a Festa da Ascensão do Senhor. Com ela podemos ver que acaba missão terrena de Cristo no mundo e se inicia a missão salvadora da Igreja com ajuda de todos nós na difusão da boa nova. E também estamos celebrando o 51º Dia Mundial das Comunicações.

A liturgia bíblica desse domingo vai nos relembrar esse fato para todos nós. São narrativas com pormenores diferentes e pode aparecer contraditória. 

No livro dos Atos dos Apóstolos, no seu inicio-nos mostra a Despedida de Jesus em Jerusalém e ainda dá ênfase sobre a vinda do Espírito Santo e da necessidade do testemunho que eles devem dar de Cristo em todos os cantos da Terra. Esse mandato de Cristo a eles é também para nós hoje. Como que é preciso de falar de Jesus através da sua palavra nos evangelhos e ainda mais agir-nos com coerência da fé. (cf. At 1,1-11).

Na carta de São Pulos aos Efésios notamos que ele percebe que Ascenção do Senhor é a conclusão e a glorificação de Cristo e a sua volta ao Pai com a sua humanidade marcada com o sacrifício cruel que nos salva da morte eterna e nos livrou das armadilhas do pecado. Se o Senhor é a nossa certeza de poder caminhar rumo ao céu, então devemos seguí-LO sem desanimar nunca mesmo diante das perseguições e incompreensões desse mundo. (cf. Ef 1,17-23)

O evangelista Mateus nos mostra de modo narrativo da Aparição Pascal na Galileia. Aqui nós podemos ver o poder de Cristo e é Ele mesmo que nos fala: “Todo PODER me foi dado no céu e sobre a Terra...” Essa verdade nos faz ser seguidor daquele que é o único caminho, única verdade e vida que nos leva ao Pai. Outra afirmação carregada de uma ordem missionaria a nós como se vê na fala de Cristo: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

 Essa exortação é uma grande promessa que vem de Cristo para eles e para nós hoje. Saber que Jesus está conosco nos faz ter força e coragem para trabalhar para o Reino de Deus na Terra em vista do céu. Para sermos firmes na fé é preciso aprender nos ensinamentos do Magistério da Igreja e da catequese, e também ser batizado para receber a investidura da graça e dos dons para o serviço missionário. 

Os quarenta dias que Jesus ficou conosco tem objetivo de nos salienta que é um tempo necessário para aprendizagem. A Ascensão, com a elevação de Jesus aos céus, quer nos dizer a exaltação da realeza e da autoridade de Cristo sobre todas as coisas. A presença da nuvem que encoberta Cristo é um sinal para nós de algo que se esconde e se manifesta. Isso é uma simbolia que já acontecia nas teofania de Deus no antigo testamento.

Agora os dois anjos nos indicam que a mensagem vem de Deus suas intermediações. Os discípulos e as vezes nós ficamos olhando para o céu, isso é uma atitude de aguem que espera a nova vinda de Cristo.

A Igreja nos mostra a caminha de Cristo na terra e celebramos a Pascoa, a ascensão de Cristo  e o Pentecostes que é a vinda do Espirito Santo no cenáculo em Jerusalém e para nós quando queremos que Ele aja em nós nas nossas missões pastorais. Estas festas nos dá esperança da vida no céu e nos da investidura da missão de evangelizadores no mundo. (cf. Mt 28,16-20) 

Hoje celebramos o 51º Dia Mundial das Comunicações que tem como lema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo". “O papa nos fala na sua mensagem e aqui segue uma delas: “ Gostaria que esta mensagem pudesse chegar como um encorajamento a todos aqueles que diariamente, seja no âmbito profissional seja nas relações pessoais, «moem» tantas informações para oferecer um pão fragrante e bom a quantos se alimentam dos frutos da sua comunicação. A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade.”

Que esta liturgia nos ajude a sermos fortes na fé e valentes na missão de cristão no mundo.  Que sejamos embaixadores dos encontros onde todos podem aprender com o outros, pois as diferenças e as culturas de cada um podemos nos enriquecer.

Tudo por Jesus nada sem Maria.



(Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.