Regina Coeli Endereço: Na Ascensão

Condena também Ataques de Manchester e Egito, Recorda Visita de Gênova e Dia das Comunicações Sociais

Aqui está uma tradução de ZENIT do endereço que o Papa Francisco deu hoje antes e depois de rezar o meio-dia Regina Coeli com aqueles reunidos na Praça de São Pedro.



Antes do Angelus:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, na Itália e em outros países, é celebrada a Ascensão de Jesus ao céu, 40 dias após a Páscoa. Com a conclusão do Evangelho de Mateus de hoje (Mt 28,16-20), nos é apresentado o momento da partida definitiva do Senhor Ressuscitado de Seus discípulos. A cena está na Galiléia, o lugar onde Jesus os chamou para segui-Lo e formar o primeiro núcleo de Sua nova comunidade. Agora, esses discípulos passaram pelo "fogo" da Paixão e Ressurreição; À vista do Senhor Ressuscitado, eles se curvam a Ele, alguns ainda são duvidosos. Para esta comunidade assustada, Jesus deixa a imensa tarefa de evangelizar o mundo; E concretiza essa tarefa, ordenando-lhes que ensinem e batizem em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (vv 19).

A Ascensão de Jesus ao céu constitui assim o fim da missão que o Filho recebeu do Pai e o início da continuação desta missão da Igreja. A partir deste momento, de fato, a presença de Cristo no mundo é mediada por Seus discípulos, por aqueles que crêem nele e O anunciam. Esta missão durará até o fim da história e gozará diariamente do auxílio do Senhor ressuscitado, que assegura: "Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo" (verso 20).

Sua presença traz força nas perseguições, conforto nas tribulações, apoio nas situações difíceis que atendem à missão e proclamação do Evangelho. A Ascensão lembra-nos desta assistência de Jesus e de Seu Espírito que dá confiança e segurança ao nosso testemunho cristão no mundo. Ele nos revela por que a Igreja existe: Ela existe para proclamar o Evangelho, só por isso! E também, a alegria da Igreja é anunciar o Evangelho. Todos nós somos batizados pela Igreja. Hoje, somos convidados a entender melhor que Deus nos deu grande dignidade e responsabilidade para anunciá-la ao mundo, para torná-la acessível à humanidade. Essa é a nossa dignidade, esta é a maior honra de cada um de nós, de todos os batizados!

Neste Dia da Ascensão, quando voltamos o olhar para o céu, onde Cristo subiu e se senta à direita do Pai, fortalecemos nossos passos na terra para continuar com entusiasmo e coragem em nosso caminho, nossa missão de testemunhar e viver O Evangelho em todos os ambientes. No entanto, estamos bem conscientes de que isso não depende principalmente de nossas forças, habilidades organizacionais e recursos humanos. Somente com a luz e a força do Espírito Santo, podemos efetivamente cumprir nossa missão de tornar o amor e a ternura de Jesus cada vez mais ao conhecimento e à experiência dos outros.

Pedimos à Virgem Maria que nos ajude a contemplar os bens do céu, que o Senhor nos promete, e que se tornem testemunhas cada vez mais credíveis da Sua Ressurreição, da Verdadeira Vida.

[Texto original: inglês] [Tradução de Deborah Castellano Lubov]

Depois de Regina Coeli:

Queridos irmãos e irmãs,

Quero expressar a minha proximidade ao meu querido irmão [copta ortodoxo] Papa Tawadros II ea comunidade copta ortodoxa no Egito, que há dois dias sofreu outro ato de violenta violência. Vítimas, fiéis, inclusive crianças, iam a um santuário para orar, e foram mortas quando se recusaram a negar sua fé cristã. O Senhor acolhe estas testemunhas corajosas em Sua paz, e Ele pode converter os corações dos violentos.

Também oramos pelas vítimas do terrível ataque a Manchester na última segunda-feira, onde tantas vidas jovens foram cruelmente tomadas. Estamos perto das famílias e dos que choram pelos perdidos.

Hoje, celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema "Não tenhais medo porque eu estou convosco" (Is 43.5). As mídias sociais oferecem a oportunidade de compartilhar e divulgar notícias instantaneamente; Tais notícias podem ser belas ou más, verdadeiras ou falsas; Ore para que a comunicação, em todas as suas formas, seja verdadeiramente construtiva, ao serviço da verdade, recusando preconceitos e espalhando esperança e confiança em nosso tempo.

Saúdo a todos, queridos romanos e peregrinos: famílias, grupos paroquiais, associações, escolas.

Em particular, saúdo os fiéis do Colorado; Os grupos folclóricos bávaros que vieram para o grande desfile no centenário do santo padroeiro da Baviera; E os fiéis polacos, com uma bênção também para aqueles que participam da peregrinação ao Santuário Piekary.

Saúdo os Missionários Combonianos, que celebram 150 anos desde a sua fundação; A peregrinação das Irmãs de Ascoli Piceno; Os grupos de Nápoles, Scandicci, Thiesi, Nonantola

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.