Jesus se despede depois que cumpriu a sua missão de salvar a humanidade

Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos o 6º domingo de Pascoa, vamos daqui dois domingos celebrar as festas da Ascensão e pentecostes. São celebrações marcantes para a nossa missão diante das problemáticas desse mundo.

A liturgia bíblica vão refletir sobre esses dois acontecimentos na vida da Igreja que é importante a gente pensar e se comprometer com a Igreja e com Cristo na evangelização dos povos. A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES.

No livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra a missão da Igreja que é evangelizar e ser testemunha viva de Cristo no mundo. Vemos os apóstolos Pedro e João que são enviados à Samaria para a missão de completar a iniciação cristã pelo Felipe, isto é para confirmar o dom do Espirito Santo que o diácono Felipe tinha realizados aos recém-batizados. Isso acontece com a imposição de mãos dos apóstolos. Aqui podemos dizer que é o Pentecostes Samaritano. Como foi o Pentecostes pagão na casa do centurião. Agora podemos ratificar que o batismo é completado com a unção da Crisma.

Como podemos ver que para ser um cristão de fato é preciso viver e receber os sacramentos que a Igreja nos oferece. Aqui temos duas verdades que são que a unção do óleo da Crisma e pela imposição das mãos do bispo, desse completa o batismo. Somos de fato missionários de Cristo no mundo. (cf. At 8,5-8.14-17)
Na primeira carta de São Pedro nos exorta para sermos perseverantes e fieis aos mandatos que recebemos do Batismo, pois é um compromisso muito serio que devemos seguir como gestos e atitudes de vida na família, no mundo e em todos os lugares que estivermos atuando. (cf. 1Pd 3,15-18)
O evangelista de São João  é uma parte ainda do discurso da despedida de Jesus. Aqui podemo salientar que é um testamento deixado para seus discípulos e para nós hoje. Antes de partir , Jesus os anima por que eles estavam abalados e muito tristes com os acontecimentos que iriam vir, Então Jesus fala que não deixa eles órfãos, mas com a sua partida Ele enviará  um a força do Espirito Santo a eles e ainda mais estará conosco para sempre de uma forma nova, que é sua presença espiritual.

Nós temos Jesus nos falando pela sua Palavra e a sua presença na Eucaristia. Só podemos sentir Jesus com a nossa autenticidade de vida e compromisso na missão da Igreja presente no mundo. Se mostrarmos que amamos Jesus é preciso viver os mandamentos de Deus que é resumido no amor a Ele e a todos os irmãos. Se estivermos com Cristo e com a sua Igreja assim estaremos com Deus no seu grande amor que é derramado a todos nós. (cf. Jo 14,15-21)

Tudo por Jesus nada sem Maria!


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.