Vem Espirito Santo para renovar a nossa vida e o mundo

Resultado de imagem para imagem do domingo de pentecostes

Queridos irmãos e irmãs, pois estamos celebrando nesse domingo, o Dia de Pentecostes e é a festa conclusiva do tempo Pascal. O envio do Espirito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria. É o inicio da nossa missão e o nascimento da Igreja. Agora a Igreja está no mundo para estar a serviço do anuncio de Cristo a toda parte no mundo.

A liturgia Bíblica nos falam desse fato solene que aconteceu em Jerusalém na festa judaica do Pentecostes, 50 dias após a Pascoa. Ação do Espirito Santo impulsiona a missão da Igreja no mundo. Sabemos que  O Espirito Santo estava no inicio da missão publica de Cristo e também na atividade missionária da Igreja daquele tempo e nosso hoje.

Constamos que a força do Espirito transforma as pessoas e isso aconteceu de modo admirável aos apóstolos que tornaram valentes na difusão da boa nova de Cristo. Com a pregação dos apóstolos e dos evangelizadores de hoje congregam para Cristo uma quantidade numerosa para o caminho que leva ao Reino definitivo de Deus. ( cf. At 2,1-11)

Deus se manifesta em muitos sinais e cabe a cada um de nós estar em comunhão com a Igreja e na pastoral para atuar nos diversos momentos da vida da Igreja. Somos todos irmãos e irmãs.

Na primeira carta de São Paulo aos coríntios  mostra-nos como que os dons do Espirito Santo atuam na Igreja, que é a comunidade viva dos crentes que está unida a Cristo e ao magistério. Os dons e os ministérios são muitos, mas todos atuam para o bem comum sem se ensoberbecer. Tudo se manifesta para o bem de todos e no fortalecimento da fé que pode ser exigida até no martírio. (cf 1 Cor 12,3b-7.12-13)

O evangelista João nos situa na recepção do Espirito Santo na Galileia, no anoitecer do dia da Pascoa a onde todos estavam reunidos, mas com medo devido aos últimos acontecimentos ocorrido em Jerusalém devido a paixão e a crucificação de Jesus. Mas agora Jesus esta vivo e dá o Espirito Santo a eles para fortalecê-los e a nós hoje para sermos firmes na fé em Cristo, na Igreja católica  e no mundo tão dividido e cheio de confusão. É Jesus que vem ao encontro deles e nós sempre. Ele traz a paz e nos oferece com um grande presente. A nossa vida se enche da força do Espirito Santo.

A noite os assusta, as portas ficam fechadas  e o medo se instala neles e muitas vezes em nós diante das dificuldade do dia a dia. Isso os desorienta e os deixa confuso, assim os apóstolos experimentaram em suas vidas e também nos atingem também, mas Jesus se coloca no centro e os dá alento, esperança e força para continuar a missão. Jesus sabe que sem o Espirito Santo nós acovardamos e se fechamos as obras, mas com Ele nós sentimos encorajados e fortes na fé na missão e na ação transformadora no mundo.

Irmãos e irmãs, Jesus é centro da comunidade, pois a sua Palavra e a Eucaristia nos tornam homens e mulheres novas. Jesus sopra o Espirito Santo aos  apóstolos e a nós sempre que estivermos unidos a Ele. Sabemos que pelo sopro no barro como foi no inicio do mundo que deu vida e Jesus com seu sopro de vida nova aos discípulos e a nós também que queremos ser seus seguidores autênticos e agentes de mudanças no mundo. (cf Jo 20,19-23)

Que esta festa nos ajude a sermos verdadeiro missionários de Cristo nesse mundo carente e sedento de Deus e que em todos os lugares seja transformado para o bem. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

https://youtu.be/O_e7dgnqusUy

Bacharel em Teologia Jose Bendito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.