A Trindade é a comunidade de amor perfeito

Resultado de imagem para imagem do do domingo da trindade

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo a Festa da Santíssima Trindade. É uma festa do Mistério, pois Deus é um em três pessoas distintas. O que nós pensar em contemplar o nosso Deus que é presente em nossa historia humana.

Nós precisamos ter uma ideia clara e sem nenhuma falsa impressão da ideia quem é Deus verdadeiramente. Nós sabemos que Deus não é isolado e só, mas forma uma família  de amor feito em comunidade viva e unidos entre si.

Nós somos feitos e criados para estar e entrar no mistério de Deus trino de amor infinito que se estende por todo universo. Falar de Deus e estudá-lo não é coisa fácil e nem podemos ficar na falácia comum e ingênua diante desse grande mistério que é Deus.

Deus se deixa revelar aos homens numa progressão histórica e plena  e chega no seu ápice em Cristo que se encarnou entre nós, mostrando-nos o rosto de Deus. Jesus revela a face de amor e misericórdia de Deus para a humanidade descaída no pecado.

A liturgia bíblica desse domingo nos dá pistas que nos iluminam para a caminhada que fazemos rumo ao céu.

No livro do Êxodo  nos mostra como que Deus é infinito de amor e cheio de misericórdia , pois Deus é tão próximo a todos e é Ele que vem até nós. Aqui se percebe que foi o Povo que afastou de Deus, descumprindo o compromisso da aliança feita com Ele, afastando de Dele. Moisés intercede pelo povo e Deus o atende, perdoa o pecado do Povo e ainda volta caminhar com as pessoas novamente e desse modo renova a aliança com Israel, dando sempre a sua fidelidade, pois Deus é sempre fiel e não podemos esquecer isso em nenhum momento de nossa vida.

O Mistério da Santíssima Trindade não era plenamente conhecido pelo Povo do Antigo Testamento, mas foi evoluindo gradativamente. Isso é porque é preciso se abrir ao entendimento para que possamos contemplar esse grande mistério trino. O que pode ficar dessa época foi a unicidade de Deus e a sua espiritualidade com seus atributos que são onipotência e misericórdia. (cf. Ex 34,4b-6;8-9)

Na carta de São Paulo aos Coríntios nos faz ver que Deus é um Deus próximo  e está conosco sempre, trazendo a  sua graça, a sua paz e a sua comunhão para conosco. Aqui vemos Paulo saudando os cristãos , mencionando a trindade santa e isto é que nós vemos em todas as nossas missas que participamos na igreja: "A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco".   (cf. 2Cor 13,11-13).

Ação salvadora é de toda trindade, mas podemos atribuir a cada pessoa da Santíssima Trindade como podemos dizer: Deus Pai é que tomou a iniciativa da salvação da humanidade para eterna felicidade, o Filho é que colocou em pratica a obra da salvação, deixando-se morrer na cruz  para nos salvar e finalmente o ESPÍRITO Santo, que é o Amor que une o Pai com o Filho, pois esse Espirito é infundindo em nós pelo batismo que recebemos. Assim queridos irmão e irmãs estamos ligados a Deus e a Ele devemos seguir sem nenhuma distração para que cheguemos a eternidade com Ele para sempre.

O evangelista São João nos mostra um Deus que nos salva e foi revelado a sua pessoa no seu Filho Jesus Cristo, Ele nos aproxima de Deus Pai, pois quem crê em Cristo também crê no seu Pai. Como João nos fala: Deus amou tanto o mundo que enviou o seu Filho Único para nos salvar.

Nós devemos entender de modo bem claro que Deus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Agora quem não crê nisso já se coloca na fila dos condenados a morte, pois Deus é vida eterna para todos. Deus se revela esse mistério para que possamos entrar em comunhão com Ele. Deus é família trinitária com três pessoas em uma só natureza. (cf. Jo 3,16-18)

Que esta liturgia nos ajude a entender cada vez mais esse mistério de amor que podemos entender isso para a nossa salvação e que sejamos unidos na oração e no serviço a Igreja para que todos sejam salva no amor trino. Amém Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.